“Se lá não é saneado, eu vou fazer o quê com essa água?”, questiona ouvinte após ser notificado pela prefeitura de Petrolina

0

O morador do Loteamento Geovana, no bairro Jatobá, Emídio Nunes, entrou em contato durante o programa Nossa Voz desta terça (28) para reclamar de uma notificação que recebeu ontem à noite da Prefeitura de Petrolina. 

“Eu já estava deitado para dormir, chegaram dois funcionários da Prefeitura, da fiscalização de postura, e me notificaram alegando que eu não posso mais jogar água da torneira, do banho, da lavagem de roupa, no meio da rua. Aí ele disse que vai multar, notificar o bairro inteiro porque tá fazendo isso. Se lá não é saneado, eu vou fazer o quê com essa água?”, questionou.

“O saneamento era para ser entregue em outubro de 2021. Na rua que eu moro, na Rua 42, o saneamento só chegou até a quarta casa, desde o ano passado a obra parou e não continuaram”. (…) A prefeitura também passou lá em setembro de 2021, quebrou, saiu passando a máquina lá na Rua 42 dizendo que ia pavimentar, até hoje tá lá na terra lá. (…) “Eles também fizeram o asfalto da Avenida Um do Henrique Leite e a água do esgoto tá caindo todinha na Rua 42, tá virando uma lagoa de esgoto e a prefeitura nunca foi lá resolver isso,e aí aí quem é que vai ser notificado por isso aí”, reclamou.

A Prefeitura de Petrolina enviou nota sobre o assunto:

Em relação às notificações nas residências do Loteamento Geovana, no bairro Jatobá, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Habitação e Sustentabilidade esclarece que, as casas que já possuem fossa séptica os moradores devem proceder com a limpeza e manutenção correta.  

Informamos ainda que se trata de um Loteamento antigo, e que na época foi autorizado o uso de fossas sépticas. Esta notificação tem caráter de solução emergencial, já que a Compesa desenvolve projeto de saneamento para o local, e o caso é objeto de procedimento instaurado no Ministério Público pelos próprios moradores do bairro, que estão incomodados pelo esgoto lançado nas ruas.

Explicamos que foram realizadas outras tentativas de notificações no período diurno, não tendo sido encontrados os responsáveis pelas residências.

Em nota, a Compesa informou que “o referido endereço não faz parte do sistema de esgotamento do Jatobá como o ouvinte alega. O bairro Henrique Leite será contemplado no macroprojeto de Petrolina, que está previsto para ser licitado este ano. Diferente do que o ouvinte questiona, a obra da bacia do Jatobá já foi concluída desde outubro do ano passado e beneficiou cerca de 10.000 habitantes. A nova elevatória que foi construída funciona continuamente bombeando todo o esgoto da bacia do Jatobá para o seu devido tratamento na Estação de Tratamento de Esgoto Centro“.