SDS e Assistência Social se reúnem para tratar da política sobre drogas e combate à criminalidade

0

A Secretaria de Assistência Social, Combate à Fome e Política sobre Drogas, através da Secretaria Executiva de Políticas sobre Drogas (SEPOD), realizou uma apresentação para a Secretaria de Defesa Social (SDS) e suas operativas sobre o Programa Atitude. O encontro foi realizado nesta terça-feira (16/04), no Centro Integrado de Comando e Controle Estadual (CICCE).

Na ocasião, foi demonstrado o impacto das intervenções das políticas sociais na redução das Mortes Violentas Intencionais (MVIs). Também foi discutido de que maneira se dará o fluxo entre as secretarias, no que se refere aos encaminhamentos e acolhimentos de pessoas que fazem uso de drogas identificadas em abordagens policiais.

Houve ainda uma apresentação sobre os dados de criminalidade do Estado pelo gerente geral de Análise Criminal e Estatística da SDS, Phillip César. Ele revelou que pelo menos 42% das Mortes Violentas Intencionais (MVIs) em Pernambuco têm ligação com as drogas, com 17% das vítimas sendo usuárias.

“São dados que refletem diretamente na segurança pública, uma vez que uma parte considerável dos crimes está relacionado com as drogas. A questão da segurança é multifatorial e envolve outras áreas e secretarias. Por isso, é muito importante estreitarmos essa parceria, inclusive com a troca de informações, para reduzirmos cada vez mais os índices de criminalidade no Estado”, considerou a secretária executiva da SDS, Dominique de Castro Oliveira.

“Quando garantimos o acolhimento das pessoas que fazem uso de drogas, a partir de novas perspectivas que são trabalhadas pelas equipes técnicas, conseguimos oferecer um novo horizonte, afastando esse grupo da criminalidade. Um trabalho de prevenção bem feito surte efeito considerável nos números de violência, sem dúvida. Estamos muito felizes com essa parceria, porque nosso propósito é um só. Nossa luta é contra o crime organizado, e não contra as pessoas, que na maioria das vezes são vítimas das desproteções sociais”, pontuou o secretário executivo de Políticas sobre Drogas, Yury Ribeirio, que esteve acompanhado de demais representantes da secretaria.

Fonte: SDS