São João: Segurança pública é abordada em segundo dia de plantão em Senhor do Bonfim

0

Equipe de trabalho do Ministério Público estadual realizou nesta sexta-feira (23), visitas institucionais a órgãos de segurança pública e social que atuam no São João de Senhor do Bonfim. Segundo o promotor de Justiça Rui Gomes Sanches Júnior, o objetivo foi avaliar e discutir ações estratégicas conjuntas destinadas à preservação da ordem durante os próximos dias dos festejos juninos.

Os promotores de Justiça foram recebidos pelo Comando do 6° Batalhão da Polícia Militar, o tenente coronel Antonio Roque Ávila dos Anjos, que apresentou o planejamento de atuação da Polícia Militar na cidade, bem como as ações executadas nos primeiros dias das festividades. Os membros do MP também visitaram a sede do Corpo de Bombeiros de Senhor do Bonfim, onde, segundo Rui Gomes, “atestaram a sua atuação regular e a disposição do órgão em contribuir com ações necessárias à manutenção da segurança local, de maneira previamente organizada com a Polícia Militar”.

A equipe do MP também participou de reunião conjunta, realizada com a presença da Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal e representantes de diversos setores da Prefeitura, quando foram apresentados os resultados colhidos ao longo dos três primeiros dias de evento. Durante a reunião, o promotor de Justiça Rui Gomes destacou que “o quantitativo reduzido de ocorrências é um retrato do esforço conjunto e articulado dos diversos órgãos públicos envolvidos, que contribuem, cada qual com sua bagagem de experiências e de conhecimentos específicos, para que, ao final, a alegria e a paz sejam as verdadeiras protagonistas desse grande evento do São João de Senhor do Bonfim”.

Também na reunião, os participantes discutiram formas adequadas de aprimorarem o controle de entrada de pessoas e de itens potencialmente perigosos à segurança local, ressaltando, ainda, o êxito de ações realizadas na data de ontem e que facilitaram o fluxo do ingresso de pessoas à área interna do ‘Espaço Gonzagão’.

Foram realizadas ainda visitas à sede da Polícia Civil, que está em regime de plantão, e à Unidade de Pronto Atendimento. Até o momento, a festa não registrou ocorrência grave. Na UPA, foi constatado um reforço da equipe de profissionais atuantes para acolhimento da maior demanda durante os festejos juninos. O MP constatou estoque regular de insumos e medicamentos e, em entrevista com cidadãos atendidos, não foi reportada situação de irregularidade.