SAEPE 2022: Mais de 12 mil estudantes de Petrolina participam da avaliação nessa quarta-feira

0

As escolas municipais de Petrolina intensificaram, durante o ano, as ações pedagógicas para preparar os alunos dos 2º, 5º e 9º anos para o Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco (SAEPE).

As provas serão aplicadas nessa quarta-feira (30), e visa obter dados para o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica Pernambuco (IDEPE), além de ser uma ferramenta de monitoramento para a gestão escolar e produzir informações sobre o grau de domínio dos alunos nas habilidades e competências consideradas essenciais.

Nesta edição, 12.852 estudantes da Rede Municipal devem participar da avaliação. Durante as provas, vão ser respondidas questões de Língua Portuguesa e Matemática.

O secretário executivo de Ensino, Alan Costa, destaca a importância da avaliação, que possibilita construir um relatório do grau de aprendizagem dos alunos. “O SAEPE é uma prova muito importante para conhecer a evolução do aprendizado dos nossos alunos em 2022, que foi o ano de retomada da aprendizagem, após o período pandêmico.

Os resultados nos auxiliarão também no planejamento do ano de 2023, para que os estudantes possam aprender cada vez mais e com qualidade”, enfatizou Alan.

A Seduce segue traçando estratégias de ações para fortalecimento e recomposição da aprendizagem desde o início do ano, colocadas em prática através das avaliações diagnósticas, reforço escolar, dos projetos estruturantes Petrolina Ler+ e Petrolina Escreve +, aulões preparatórios, entre outros trabalhos que buscam garantir o melhor atendimento para os alunos.

A Secretaria também promoveu esse mês, na Escola do Saber, uma capacitação para os aplicadores que irão orientar os estudantes no dia da prova. “A expectativa é que o desempenho das escolas da rede municipal reflita todo o esforço pedagógico desempenhado pelos professores, equipes gestoras e equipes técnicas da Secretaria.

As escolas se prepararam, mobilizando as famílias e os alunos para que tenhamos uma grande participação em cada unidade escolar. Que os dados obtidos representem todo o trabalho desenvolvido”, expressou Alan. (Ascom PMP)