SAAE de Juazeiro recebe apoio do Exército Brasileiro no serviço de desinfecção

0
(Foto: Divulgação)

Em ação contra a disseminação do novo coronavírus, o Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE) conta agora com um efetivo de 30 militares do Exército Brasileiro, cedidos pelo 72º Batalhão de Infantaria Motorizado de Petrolina (PE) para reforçar o serviço de desinfecção das áreas públicas que vem sendo realizados desde o início na pandemia.

Os militares já desinfectaram as instalações do SAAE e, na segunda-feira (18) começarão o serviço nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade.

O tenente coronel Gustavo Luiz de Lima Correia, comandante do 72 BIMtz explica a importância de ajudar o município neste período de pandemia. “O trabalho faz parte de um conjunto de ações de apoio aos órgãos públicos, que tem a finalidade de aliviar os impactos causados pelo novo coronavírus em espaços públicos, na área de cobertura dessa unidade militar. Esse tipo de atividade promove a eliminação ou remoção de todos os microrganismos na forma vegetativa, independente de serem patogênicos ou não, presentes em artigos e superfícies inanimadas desses ambientes, eliminando ou reduzindo drasticamente o risco de contágio por parte de agentes patogênicos, como o novo coronavírus. A atividade contribui, portanto, para a manutenção da boa saúde dos trabalhadores e, por consequência, para a manutenção da prestação de serviços essenciais para o cidadão”, disse o comandante.

Desde que as medidas provisórias entraram em vigor, o SAAE vem se destacando com atividades especiais voltadas para a higienização dos espaços e das pessoas. Todas as noites o trabalho é realizado por um caminhão hidrojateador e dois tratores pulverizadores que utilizam hipoclorito de cálcio diluído em água nas áreas bancárias e hospitalares e em bairros da cidade. No centro também foram disponibilizadas pias com água e sabão líquido para a higienização das mãos. O SAAE intensificou também o serviço de coleta do lixo e remoção de entulhos com mutirões diários em diversos bairros e comunidades do interior.

“A participação do Exército nessa ação vem fortalecer ainda mais o trabalho que vem sendo desenvolvido atendendo as exigências das autoridades de saúde e aos decretos municipais, editados pelo Prefeito Paulo Bomfim como medidas de enfrentamento a Covid-19. Agradecemos ao comando do 72 BI e nos colocamos à disposição da população nesse momento tão difícil para todos”, pontuou o diretor presidente do SAAE, Joaquim Neto.