Reunião de Lula e Macron deve abordar acordo com Mercosul, Rússia e outras divergências

0

Os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Emmanuel Macron, da França, devem debater em encontro nesta quinta-feira (28) assuntos em que os dois países discordam no campo da política internacional, como o acordo de livre comércio entre a União Europeia e o Mercosul e a guerra entre a Rússia e a Ucrânia.

Os chefes de Estado de Brasil e França se encontrarão no Palácio do Planalto, em Brasília, no terceiro dia de viagem pelo país do presidente francês, após Macron passar por Pará, Rio de Janeiro e São Paulo.

As dificuldades para concluir acordo entre o Mercosul e a União Europeia – negociado há mais de 20 anos, e travado por falta de consenso com países como a França – deverão ser uma das principais pautas no encontro entre os dois presidentes.

Negociação desde 1999

A França é a principal opositora ao fechamento do acordo comercial entre a União Europeia e o Mercosul. As negociações estavam avançadas, mas em dezembro de 2023, Macron disse ser contra o acordo de livre comércio entre os blocos. A expectativa do governo brasileiro era fechar o acordo antes da posse do novo presidente argentino, Javier Milei, crítico do Mercosul.

A declaração de Macron foi feita após um encontro bilateral com Lula, em Dubai, durante a COP 28, a Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas.

Fonte: G1