“Resgatamos a verdadeira Festa do Vaqueiro”, diz prefeito de Curaçá. Saiba a programação completa

0

Com a programação fechada, Curaçá já está em contagem regressiva para a 70ª Festa dos Vaqueiros. Com o resgate de tradições e diversas homenagens à vaqueirama, a Prefeitura organiza o evento que mexe com a economia da cidade e já tem 100% dos hotéis reservados. 

“Estamos em contagem regressiva, nos dias 01 e 02 de julho eu digo que todos os caminhos direcionarão para Curaçá. Nós estamos comemorando 70 anos  de Festa do Vaqueiro e não tenho dúvidas que é a maior e melhor festa de vaqueiros do Brasil. Sou suspeito para falar porque sou apaixonado por essa festa, mas não tenho dúvidas de que quem conhece a Festa dos Vaqueiros de Curaçá sabe disso. E quem não conhece, dia 01 e 02 de julho vá a Curaçá e você nunca mais  deixará de ir a essa festa”, reforçou o prefeito da cidade, Pedro Oliveira, em entrevista ao Nossa Voz de hoje (14). 

Ao detalhar a programação, Oliveira fez questão de destacar as homenagens previstas. “Começa no sábado, dia 01º com o aumento na Saudade para todos os vaqueiros, isso resulta da união da Saudade, da Sociedade dos Vaqueiros, da Vapex, das duas associações dos vaqueiros, a Prefeitura estará dando todo o suporte. Depois há o desfile dos vaqueiros, com a entrada deles na cidade. E depois assumimos, demos o nome ao Circuito n° 01. A festa funciona dia e noite, não para. Então o Circuito 01, que fica na Avenida Principal, homenageia um vaqueiro e nessa entrada a gente entrega a chave da cidade a um vaqueiro homenageado. E um dos homenageados no Circuito é o vaqueiro Paulo de Grigório, muito conhecido e o Circuito 02 tem o nome de Humberto Gomes, da Barra do Brejo também conhecido, é um grande vaqueiro. São duas homenagens em vida. Nós começamos a homenagear em memória mas também estamos homenageando vaqueiros vivos porque é importante ser homenageado em vida”. 

As atrações culturais iniciam à tarde, distribuídas em dois palcos na Avenida Principal. “São estruturas com 360°, que terão atrações a partir das 15h e vão até às 21h. No domingo, a partir das 15h, a gente retomou o Forró da Espora, que acontecerá na Sociedade dos Vaqueiro e à noite teremos a festa dançante. Esse ano teremos, no sábado e no domingo, Mano Walter, Alcymar Monteiro, Jonas Esticado, Taty Girl, Sérgio do Forró, Tiago Aquino, que são as principais atrações da noite e durante o dia, nos palcos, teremos diversos sanfoneiros, diversas bandas regionais de Curaçá, Juazeiro, Petrolina, de toda essa região”. 

Entretanto, além das festividades, a religiosidade também terá destaque. “Domingo haverá um novo desfile e a tradicional Missa dos Vaqueiros, na Praça Raul Coelho. Depois teremos a corrida de Prado, às 15 horas. Então assim, nós resgatamos a verdadeira Festa do Vaqueiro”, celebrou o prefeito.