Reservatórios atingirão 85,7% de capacidade ao fim do período chuvoso; Sobradinho (BA) alcançou quase 95% do volume útil neste fim de semana

0

Os reservatórios das usinas hidrelétricas das regiões Centro-Oeste e Sudeste atingirão 85,7% da capacidade instalada ao final do período chuvoso, em 30 de abril. Nas duas regiões estão as principais usinas para o fornecimento de energia no país. Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), este ano registrará o maior volume em 12 anos.

Em 2021, quando o país enfrentou uma crise hídrica e precisou ligar praticamente todas as suas usinas térmicas para evitar um racionamento de energia, o volume útil dos reservatórios estava em menos da metade disso no fim de abril. Na mesma época do ano passado, o índice estava em 66,5%.Pela primeira vez em uma década a hidrelétrica de Furnas (MG) abriu suas comportas para controlar o nível de água.

No Nordeste, o cenário é semelhante, o que gera uma tendência de bandeiras tarifárias mais baixas. A usina de Sobradinho (BA) alcançou quase 95% do volume útil neste fim de semana — bem diferente do que se viu em um passado recente. Em 2015, com a escassez de chuvas, ela ficou perto de entrar no volume morto.

(Fonte CNN Brasil)