Reeducandos reforçam serviços essenciais em Recife, Caruaru e Petrolina

0
(foto: divulgação)

Os reeducandos que cumprem pena no regime aberto trabalham para ajudar municípios pernambucanos a enfrentar a pandemia do novo coronavírus. Em Petrolina, no sertão pernambucano, 35 egressos prisionais fazem a organização limpeza das escolas que são pontos de vacinação contra gripe e das feiras livres (que funcionam em horário reduzido). Recife e Caruaru também abrem frentes de trabalho para os apenados. A Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), através do Patronato Penitenciário, mantém convênio com as prefeituras e acompanha as atividades.

Nove banheiros públicos do Recife ganharam reforço na limpeza com o trabalho dos egressos. Eles também fazem a higienização das paradas de ônibus em Caruaru e recebem, na sede da prefeitura, doações de alimentos e materiais de limpeza que serão destinados às famílias carentes do município.

“Muitos egressos prestam serviços essenciais e estão usando Equipamento de Proteção Individual (EPI) para evitar a contaminação pelo novo coronavírus. A remuneração é de um salário mínimo e serve para o sustento de suas famílias, além de diminuir a reincidência criminal”, frisa o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico.

ATENDIMENTO SUSPENSO

Para evitar aglomerações, o Patronato Penitenciário, suspendeu o recolhimento das assinaturas dos reeducandos que cumprem pena no regime aberto e livramento condicional. A medida acata determinação do TJPE. O atendimento deverá ser retomado no próximo mês de junho.