Qualidade da água em Petrolina: MPPE se reúne com órgãos e busca esclarecer dúvidas

0

Na última segunda-feira (25), o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) promoveu uma reunião em Petrolina para discutir a qualidade da água na cidade. O encontro, realizado pela Promotora de Justiça de Cidadania, Ana Paula Cardosa, reuniu representantes da Compesa, Agência Reguladora de Pernambuco (ARMUP), Secretaria Municipal de Saúde e VIII Gerência Regional de Saúde (VIII Geres).

A iniciativa teve como objetivo apurar a qualidade da água após diversas reclamações nas redes sociais sobre sabor e casos de diarreia supostamente relacionados ao consumo.

Dados e análises

Na ocasião, a Compesa apresentou relatórios trimestrais das análises da água, incluindo avaliações qualitativas e dados sobre agrotóxicos. Todos os resultados estavam dentro dos padrões exigidos pela Portaria 888 do Ministério da Saúde.

A ARMUP, por sua vez, apresentou resultados de amostras coletadas em cinco pontos do percurso da água, desde o Riacho Vitória até a Estação de Tratamento de Água (ETA) 1, que abastece mais de 60% da cidade. Os dados, coletados em parceria com o SENAI, UNIVASF e Compesa, também não apresentaram irregularidades.

Vigilância Sanitária e Saúde

A Vigilância Sanitária Estadual e a Vigilância Epidemiológica Municipal também apresentaram dados que confirmaram a qualidade da água nas amostras coletadas pelo Vigiagua e pelo Estado. Os órgãos de saúde destacaram que as diarreias são doenças multifatoriais e que não há relação direta com a água, considerando os resultados das análises.