PT e PCdoB perdem força na disputa pré-eleitoral em Juazeiro; nome do PV se fortalece na Federação Brasil da Esperança

0

Um dos municípios do interior baiano onde o governador Jerônimo Rodrigues (PT) encontra dificuldade em unir a base aliada em torno de uma única candidatura a prefeito é Juazeiro, no norte do Estado. Lá, somente a Federação Brasil da Esperança, formada por PT, PCdoB e PV, tem três pré-candidatos, um de cada sigla. Nesse grupo, no entanto, o nome do deputado estadual Roberto Carlos (PV) começa a ganhar força por conta dos últimos acontecimentos políticos envolvendo os seus opositores.  

O entendimento dos aliados de Jerônimo é que o ex-prefeito de Juazeiro por dois mandatos consecutivos, Isaac Carvalho (PT), embora tenha maior densidade eleitoral, estaria inelegível até 2030. Nesta quarta-feira (20), ele sofreu um novo revés no Tribunal de Contas da União (TCU) que rejeitou recurso de seu advogado no processo 040.610/2019-5, movido pela Caixa Econômica Federal, em relação ao saneamento de bairros da cidade, “em razão da não comprovação da regular aplicação dos recursos repassados pela União”. A Corte julgou que Isaac não informou ao Governo Federal, quando prefeito, como gastou o dinheiro do Ministério das Cidades para realização das obras.

A notícia repercutiu no município. Ao site Rede GN, parceiro do Bahia Notícias, a ex-aliada e hoje adversária, Célia Regina, comemorou a decisão: “Isaac perdeu mais uma no TCU, já pode pedir música no Fantástico”. Já o coordenador da Defesa Civil de Juazeiro festejou: “Segue a saga do vaqueiro inelegível”. Em nota, a assessoria de imprensa esclareceu que “não existe processo que gere inelegibilidade do ex-prefeito de Juazeiro e pré-candidato, Isaac Carvalho. Ao contrário, a decisão reforça a prescrição do processo e garante que Isaac pode ser candidato”. 

Fonte: Bahia Notícias