Professores e assistentes educacionais da rede municipal de Petrolina serão vacinados contra a gripe neste sábado

0

Como estratégia de ampliar a cobertura vacinal no município, a Prefeitura de Petrolina, numa ação intersetorial envolvendo as secretarias de Saúde e de Educação, Cultura e Esportes (Seduce), irá imunizar neste sábado (13), contra a gripe (Influenza), professores e assistentes educacionais da rede municipal de ensino. A meta da ação, que será realizada das 8h às 12h, no prédio da Secretaria de Educação, é vacinar mais de 5 mil profissionais. Para a receber a dose, será necessário apresentar o cartão de vacinação, documento de identificação, CPF e cartão SUS.  

A vacina contra gripe tem como objetivo reduzir as complicações, internações e a mortalidade decorrente das infecções pelo vírus da influenza. O imunizante é trivalente e protege contra três cepas do vírus da Influenza (H1N1, H3N2 e vírus influenza B). É importante reforçar que não há contraindicação em tomar, no mesmo dia, a vacina da gripe e outros imunizantes, como a vacina da Covid-19. 

A secretária de Educação, Cultura e Esportes, Rosane da Costa, destaca a importância desses profissionais manterem a caderneta atualizada. “Devemos manter as medidas preventivas para nos proteger e a quem nos rodeia. Seguindo a orientação, do prefeito Simão Durando, solicitamos aos professores e assistentes educacionais para aderirem à vacinação contra a gripe. Os casos de influenza podem variar de quadros leves a graves e podem levar ao óbito. A vacina garante minimizar a carga e prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença”, explica Rosane.  

Caso não seja possível os profissionais da Educação comparecerem na vacinação deste sábado, eles podem se dirigir as Unidades Básicas de Saúde da zona urbana e rural, durante a semana. A Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (Seduce), fica localizada no Núcleo Administrativo, na Avenida Clementino Coelho, nº 714, bairro Parque Bandeirantes. 

(Elaine Barbosa  – Ascom Secretaria de Educação, Cultura e Esportes)