Professora de Cabrobó vence votação popular do Prêmio Led da Rede Globo

0

O projeto Distantes Sim,Descinetados Não!” da Professora Elineide Alves, de Cabrobó(PE), foi o grande vencedor da votação popular do Prêmio LED 2023 – promovido pela Rede Globo.

Com 51,58% dos votos, a iniciativa da educadora cabroboense, disputou a preferência do público, com outros dois projetos; Células Motivadoras, que ficou em 2º lugar, com 27,17% e Instituto Rebbú, que obteve a terceira colocação com 21,35%.

Os 3 projetos super finalistas não foram contemplados no Especial LED, que distribuiu R $1,2 milhão, para outros 6 projetos vencedores. Eles seguiram para uma votação popular com o prêmio de R $100 mil ao mais votado. A votação começou no dia 26 de abril e prosseguiu até a manhã desta terça-feira (2) com o resultado sendo divulgado no programa Mais Você, da TV Globo.

Representante pernambucana na disputa do Prêmio Led da Rede Globo, a professora de Língua Portuguesa Elineide Alves (38) é Diretora da Escola de Referência em Ensino Fundamental (EREF) Evandro Ferreira dos Santos, em Cabrobó.

Neta de uma agricultora analfabeta, Elineide se tornou professora e concorreu ao Prêmio Led justamente com um projeto que tinha como objetivo a alfabetização de mães de alunos da Escola em que atua como gestora.

Com o título“Distante sim, desconectado não! Família e escola, projetando sonhos, promovendo a inclusão”, iniciativa surgiu em 2021, em meio a pandemia, diante da baixa participação dos alunos nas aulas remotas.

“Quanto eu conversava com os alunos e com suas mães, percebia que muitas eram analfabetas ou semianalfabetas. Aí surgiu a ideia de dar a essas mulheres a oportunidade de mudar sua realidade com aulas de alfabetização. O resultado foi surpreendente “, destacou.

Iniciativa da Rede Globo e da Fundação Roberto Marinho, O Prêmio Led – Luz na Educação distribuiu R$ 1,2 milhão, entre os 6 projetos vencedores, nas categorias Empreendedor/ Organização Social’, ‘Educadores’ e ‘Estudantes’ – e consagra soluções criativas para problemas educacionais.