Presidente do SINDBOA diz que prefeito George Duarte persegue o sindicato e assessoria responde

0

O presidente do Sindicato dos Servidores de Santa Maria da Boa Vista-SINDBOA, Nilton César, relatou nesta quarta-feira (27) ao Programa Nossa Voz, que o prefeito George Duarte revogou a cedência dos diretores do sindicato. Segundo Nilton, o comunicado chegou através de ofício na manhã desta quarta-feira.

“Recebemos hoje pela manhã um ofício do gestor do município revogando a cedência dos diretores do SINDBOA, a gente não entendeu naquela ocasião, mas compreendemos porque lá do início quando assumimos o SINDBOA, no mês de novembro a gente já fazia a solicitação da cedência dos diretores, não obtivemos resposta, ofício encaminhado dia 28 de outubro, não tivemos resposta. No dia 24 de novembro a gente reencaminhou o ofício cobrando essa cedência, recebemos a resposta que o prefeito não ia ceder naquela ocasião, em novembro de 2021, e que o salário dos diretores do sindicato seria zerado no mês de novembro, e isso aconteceu, salários zerados no mês de novembro”.

Nilton César destacou ainda que desde a fundação do sindicato, em 1997, muitas diretorias já passaram pelo sindicato e que todos os prefeitos cederam os diretores para atuação no sindicato. “ Desde 1997 passaram por lá muitas gestões, muitas diretorias, e todas as diretorias eram cedidas para que se fizesse o trabalho no sindicato, que de fato lá precisa, não existe uma empresa com mais de mil sócios administrada por uma única pessoa”, reclamou.

Para Nilton César, o sindicato está sendo retaliado pelo prefeito George Duarte (PP), devido as cobranças pelo reajuste do piso salarial do professor, e disse ainda que acredita que é uma forma do gestor tentar fechar o sindicato, “a gente tá num processo de luta pelo reajuste do piso salarial dos professores, a proposta da gestão não atinge os anseios e direitos dos professores. A gente se sentou no último dia 19 com o prefeito do município, secretário de educação, alguns vereadores, comissão de professores e diretoria do sindicato para discutir o piso salarial, nessa reunião a secretaria apresentava números, só que a gente contestou números, levamos planilhas, informações novas para essa reunião, só que eu tava olhando aqui na revogação da cedência, foi feita no dia seguinte, dia 20 de abril, após a reunião que a gente teve com a gestão e que não aceitou aquela imposição do reajuste dos 33,24% para treze professores e 10,18% para os demais. Ele tem por obrigação de ceder um dirigente sindical, e ele deixou a cedência só do presidente, a minha pessoa, no meu entendimento para que feche as portas, porque não tem como uma pessoa administrar um sindicato só, eu entendo que é retaliação, é uma forma de tentar fechar o sindicato, a gente já temia isso, eu chamo de perseguição. Vou mostrar para qualquer prefeito que o sindicato não será fechado, a gente não tem medo de perseguição”, lamentou.

O prefeito George Duarte encontra-se em Brasília participando da Marcha dos Prefeitos, porém, a assessoria de comunicação respondeu as colocações de Nilton e destacou que devido as necessidades e escassez de recursos, houve necessidade de ampliar o quadro funcionários.

“O prefeito George Duarte vinha fazendo um esforço tremendo, botando em prática um trabalho árduo para suprir a legislação, ceder até mais do que a lei vinha obrigando, de fato, ele cedia para o sindicato três servidores. As necessidades são imensas, os recursos são escassos, o nosso espaço territorial é enorme e a gente viu crescer cada vez mais a necessidade de ter uma ampliação no nosso quadro funcional, de ter mais servidores à disposição da prefeitura para nos ajudar a implementar as políticas públicas em todo o município, seja na sede ou no interior, então foi o que motivou a gestão a diminuir a quantidade de servidores cedidos ao sindicato. A gestão vai seguir a risca o que diz a legislação vigente e vai ceder sim um servidor para ficar de forma exclusiva à disposição do sindicato”, respondeu o assessor de comunicação, Olímpio Amorim.