Presidente do Cremepe fala sobre médicos no combate ao trabalho infantil

0

O presidente do Cremepe Dr. Mário Fernando Lins, destacou que câmara temática discutirá o assunto. (Foto: Ascom)

As cidades de Caruaru, Garanhuns, Serra Talhada, Petrolina e Araripina em parceria com a Sociedade Pernambucana de Pediatria (Sopepe), lançou nesta quarta-feira (12), o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, a campanha tem como tema “Trabalho infantil é violência. Denuncie!” serve de alerta aos médicos do estado sobre a necessidade de identificar e notificar essa situação junto ao Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), do Ministério da Saúde.

O presidente do Cremepe Dr. Mário Fernando Lins comentou para o programa Nossa Voz da VPFM de Ouricuri, a importância da campanha.

“Nós estamos desenvolvendo um trabalho no sentido de ajudar, sobre a necessidade de identificar e notificar no Sistema de Notificação de Agravos do Ministério da Saúde. Os médicos estarão em alerta para que as crianças cheguem para ser atendidas principalmente nas unidades de saúde da família, que é atenção primária”. Disse o presidente.

Dados:

De acordo com o IBGE, o Brasil tem aproximadamente 1,8 milhão de crianças e adolescentes entre 5 e 17 anos trabalhando. Vale lembrar que a idade permitida (jovem aprendiz), mas sem carteira assinada, de 14 a 17 anos (808 mil). Pernambuco, tem cerca de 123 mil crianças e adolescentes na faixa etária de 5 a 17 anos trabalhando, segundo a Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílios (PNAD), de 2015. Em maio deste ano, foram identificadas crianças de 3 anos trabalhando, raspando mandioca para a fabricação de farinha, em Serrolândia, distrito de Ipubi, no Sertão do Araripe.


A fabricação de farinha de mandioca, por crianças oferece prováveis riscos à saúde, como: afecções músculos esqueléticos; contusão; amputações; cortes; queimaduras; DORT/LER; cifose; escoliose; afecções respiratórias e dermatoses ocupacionais.
(Foto: Reprodução/ Internet)

Ao Nossa Voz Mário Fernando comentou também quais medidas podem ser tomadas pelo Cremepe, e informou que o Conselho Tutelar será convocado para formar essa câmara técnica, aonde tivermos sede, como em Petrolina, Caruaru, Serra Talhada e Araripina.

“Estamos reativando a câmara temática da criança e do adolescente aqui no conselho, para se debater estes problemas, a faixa etária dos 5 as 14 anos e dos 15 aos 17, não só o trabalho infantil, mas tudo que for inerente a preservar a saúde das crianças e dos adolescentes”, confirmou Mário Fernando.