Presidente do Ceprev confirma: secretário de Saúde disse que “velhos tem que morrer em casa”

0

Em entrevista ao Nossa Voz desta quinta-feira (21), o presidente do Conselho Municipal de Saúde de Juazeiro (Ceprev), Robson Pereira, confirmou que o secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas Boas declarou, em reunião com o conselho e representantes da prefeitura de Juazeiro, que os idosos não devem ocupar os leitos de hospitais e sim deveriam morrer em casa.

Robson contou que a superlotação do Hospital Regional de Juazeiro, a falta de medicamentos, atraso nos pagamentos dos funcionários e prestadores de serviços, além do descredenciamento do Hospital Sote da rede pública estadual, motivaram essa audiência marcada com o secretário. “Fomos atendidos, a audiência foi marcada para o dia 26 de fevereiro. Fomos até Salvador, mas quando chegamos lá, infelizmente, o secretário já disse que não poderia nos receber, porque tinha uma audiência marcada. O prefeito de Juazeiro, Paulo Bomfim insistiu para que nós fossemos atendidos. Ele alegou que a gente não poderia voltar sem alguma resposta do secretário”.

O presidente do Ceprev continuou o relato dizendo que o secretário Vilas Boas aceitou se reunir com os representantes de Juazeiro, mas com cara de poucos amigos. “Ele chegou com ignorância, cara fechada, não cumprimentou quase ninguém. A secretária de Saúde de Juazeiro (Fabíola Ribeiro) fazia as suas reivindicações mostrando números, mostrando a superlotação nos hospitais. E ele sempre respondia de forma dura. O prefeito também tentava ali de alguma forma. Estávamos acompanhados de dois deputados”, descreveu Robson Pereira.

Quando o assunto foi a superlotação nas unidades de saúde do município, o secretário fez um comentário que Robson classificou como infeliz. “Ele disse que a gente enchia os nossos leitos de velhos gagás. E que isso não é problema de saúde, isso é problema social. Então esses velhos tinham que estar em casa e não superlotando os leitos de hospitais. Então isso aí nos chocou bastante”, afirmou o representante do Conselho de Saúde.

Além disso, Robson Pereira disse que Vilas Boas não finalizou a reunião com os representantes de Juazeiro, porque tinha outro compromisso. Em resposta à atitude do secretário, vereadores de Juazeiro estaria articulando uma moção de repúdio contanto com o apoio dos conselhos municipais de Saúde e do Idoso. “Alguns vereadores nos procuraram insatisfeitos com o tratamento do secretário com relação as lideranças de Juazeiro, porque isso causou indignação.