Prefeitura de Juazeiro segue entregando carnês do IPTU e alerta sobre o prazo do pagamento com desconto

0

A Prefeitura de Juazeiro continua entregando os carnês do IPTU 2023, por meio da Secretaria Municipal da Fazenda (SEFAZ). A distribuição teve início em maio e segue um cronograma por setores e bairros da cidade. Os contribuintes com os pagamentos em dia têm até o dia 12 de julho para efetuarem o pagamento do IPTU em cota única, com um desconto de 30%.

A SEFAZ esclarece que, nos bairros em que a equipe de entrega já passou, pode ocorrer que algumas residências não tenham recebido o carnê devido a problemas de numeração ou identificação do imóvel. Nesse caso, os proprietários podem entrar em contato pelo número (74) 3612-3611 para solicitar uma nova entrega.

Segundo o secretário da Fazenda, Edson Jorge Pacheco, o IPTU desempenha um papel fundamental como fonte de receita para Juazeiro. “Atualmente, existem cerca de 98 mil imóveis cadastrados na cidade, o pagamento do imposto é uma fonte significativa de receita para o município, permitindo investimentos em áreas essenciais como saúde, educação, segurança pública, transporte e saneamento básico”, comenta Edson Jorge Pacheco.

Formas de pagamento
Este ano a Prefeitura de Juazeiro ampliou as opções de pagamento para o imposto, incluindo o uso do Pix, casas lotéricas e serviços de internet banking, aplicativos ou terminais de autoatendimento bancários. Para aqueles que ainda não receberam o carnê em casa, uma alternativa também é baixar o Documento de Arrecadação Municipal (DAM) pela internet e efetuar o pagamento do IPTU. Basta acessar o site da prefeitura (www.juazeiro.ba.gov.br) ou comparecer pessoalmente ao Serviço de Atendimento Municipal (SAM) na SEFAZ, localizado no prédio da Prefeitura de Juazeiro, na Rua 15 de Julho, nº 32, Centro.

Como o IPTU é usado?
De acordo com o Código Tributário Nacional, o que for arrecadado com o IPTU, no mínimo 15% do valor é destinado para a Saúde, 25% para a Educação, 1% é aplicado no PASEP e 59% restantes podem ser aplicados em diversas obras de melhorias para o município a critério da prefeitura.