PF faz operação contra grupo especializado em desviar tratores e equipamentos agrícolas da Codevasf

0

 

A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta quarta-feira (11) a “Operação Indra” para desarticular associação criminosa suspeita de desvio de tratores e equipamentos agrícolas da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), na Bahia e em Pernambuco. 

A PF afirmou que o prejuízo suportado pelos cofres públicos por causa dos bens desviados em favor do suposto grupo criminoso ultrapassa R$ 500 mil.

A operação é realizada em Petrolina (PE) e em Campo Formoso (BA), com dois mandados de busca e apreensão e dois mandados de prisão preventiva, em função dos suspeitos dos investigados estarem destruindo provas do cometimento do crime com o intuito de inviabilizar a investigação criminal e a aplicação da lei penal. 

Segundo a PF, o grupo criminoso, que contava com a participação de um funcionário da CODEVASF (6ª Superintendência Regional), falsificava ofícios de gabinetes de Deputados Federais que indicavam prefeituras do interior baiano como beneficiárias de doação de tratores e implementos agrícolas, por meio de fraudes perpetradas no âmbito dos processos de doações dos bens, cujas compras eram promovidas com recursos públicos destinados à CODEVASF através de emendas parlamentares e encaminhados às prefeituras indicadas pelos parlamentares.

Além disso, pontuou que continuará a apuração, na tentativa de recuperar os bens desviados e restituí-los ao patrimônio público. 

A operação foi batizada de INDRA em alusão aos tratores desviados da CODEVASF, da marca “Mahindra”, que significa “grande Indra”, a partir do sufixo “Maha” (grande), combinado com o nome do Deus Hindú “Indra”.

Os investigados responderão pelos crimes de Associação Criminosa (art. 288 do Código Penal), Peculato (art. 312 do Código Penal) e/ou Estelionato Qualificado (art. 171, § 3º do Código Penal), cujas penas somadas pode chegar a mais de 12 anos de reclusão.