‘Petrolina vive surto de dengue’, confirma secretária executiva de Vigilância em Saúde

0
Secretária executiva de Vigilância em Saúde comentou os números do Liraa. (foto: Milena Pacheco/Nossa Voz)

Petrolina está em alerta por causa do aumento significativo da proliferação do mosquito aedes aegypti. Quem falou no Nossa Voz desta quinta-feira (06) sobre os últimos números relativos ao mosquito da dengue foi a secretária executiva de Vigilância em Saúde do município, Marlene Leandro.

De acordo com a secretária executiva, o município vive sim um surto de dengue. “A gente teve aquele surto em 2016, que foram 1005 casos no período de janeiro a abril. Desses, 212 confirmados. Em 2017, a gente teve 79 notificados, desses 15 confirmados; 2018 com 29 casos e 8 confirmados. E agora nós tivemos 161 casos com 3 confirmados. Quando a gente compara os dois últimos anos, podemos dizer que temos um surto”, declarou.

Como o último Levantamento de Índice de Infestação Predial (LIRAa), feito no início do mês de maio, teve índice geral de 2,1 %, que coloca a cidade em situação de médio risco para surto, a prefeitura tem intensificado as ações de combate ao vetor da Dengue, Zyka e Chikungunya. “Além das ações de rotina, junto aos agentes de endemias, a gente vem reforçando essas ações com o ‘Sexta sem Aedes’ e ações no final de semana tentando combater isso”.

Mesmo com os números de alerta, Marlene Leandro garante que o município está no controle. “Embora a gente tenha tido aumento de casos, a gente tá mais bem controlado considerando os anos anteriores”, destacou a secretária executiva lembrando da importância da notificação de casos suspeitos. Se a pessoa está com sintomas que podem ser indicativo das doenças, deve ir à unidade de saúde mais próxima para fazer a notificação.

Além disso, os agentes de combate às endemias realizam diariamente visitas domiciliares para orientação e tratamento focal. E durante este mês de junho serão feitos mutirões de limpeza e busca ativa por focos.