Petrolina se destaca em índice de sustentabilidade com melhor desempenho de Pernambuco

O Instituto Cidades Sustentáveis divulgou, nesta terça (23), um índice com a avaliação dos municípios brasileiros em políticas de desenvolvimento sustentável. No ranking, Petrolina obteve o melhor desempenho de Pernambuco e a 9ª colocação no Nordeste. A avaliação levantou dados de 770 municípios do Brasil e segue critérios da Organização das Nações Unidas (ONU). 
Para elaborar o índice, o Instituto avaliou 80 indicadores e 17 metas de desenvolvimento sustentável. Entre elas estão energia limpa, consumo sustentável, educação, saúde e justiça social. O conjunto de compromissos faz parte da Agenda 2030, um pacto assinado por países-membros das Nações Unidas para enfrentamento dos principais problemas globais.
Petrolina recentemente aderiu ao Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e Energia. A cidade tem se destacado em projetos sustentáveis como a criação de uma usina de energia solar, do maior viveiro de mudas do Sertão, além do programa Orla Nossa, que preserva o Rio São Francisco. “Petrolina é uma cidade de importância estratégica e que prosperou graças a suas riquezas naturais. Em nosso programa de governo deixamos claro nosso compromisso com o meio ambiente e os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU. Ficamos felizes com esse desempenho, mas ainda há muito para se fazer. E sempre é importante lembrar que esse compromisso precisa ser coletivo, da sociedade e de todos os municípios para garantirmos um futuro melhor”, ressalta o prefeito Miguel Coelho.

Compartilhe:

Ouça nosso podcast: