Pernambuco notifica dois novos casos suspeitos de Monkeypox

0

Ao todo, Pernambuco totaliza 11 notificações, sendo casos 3 confirmados e 8 em investigação

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) recebeu duas novas notificações de casos suspeitos da Monkeypox em Pernambuco. Os novos casos suspeitos para doença (ambos do sexo masculino) são de pacientes residentes na cidade do Paulista e do Recife, com histórico de viagem para local com circulação do vírus e relato de contato com outro caso suspeito, respectivamente. Um dos pacientes está internado em uma unidade de saúde particular e o outro está cumprindo isolamento domiciliar.

Com isso, o Estado de Pernambuco passa a totalizar onze notificações, sendo três casos confirmados da doença e outros oito, que ainda estão em investigação. Os três casos confirmados até o momento possuem histórico de viagem para fora do Estado, em locais que já confirmaram transmissão autóctone da doença. O Estado de Pernambuco ainda não registra, até o momento, transmissão local da Monkeypox. Os casos confirmados são de residentes de São Paulo (caso importado), Recife e Jaboatão dos Guararapes.

Sobre os dois novos casos suspeitos, já foi iniciada investigação epidemiológica para coleta de exames para realização do diagnóstico laboratorial. As amostras coletadas serão encaminhadas para o Laboratório de Enterovírus da Fiocruz/RJ, referência para o diagnóstico da Monkeypox, e para o Laboratório Central de Saúde Pública de Pernambuco (Lacen-PE), que realizará investigação para outras doenças.

(Ascom SESAU PE)