Pernambuco amplia vacinação contra a Covid-19 para crianças de 6 meses a 11 meses

0
Foto: Divulgação

Decisão foi tomada após baixa procura nos postos de vacinação

Diante da baixa procura de pais e responsáveis para vacinar as crianças de 6 meses a menores de 2 anos com comorbidades contra a Covid-19, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) autoriza, a partir de agora, a ampliação da imunização com a Pfizer Baby para bebês de 6 a 11 meses de idade sem comorbidades. A definição foi discutida e aprovada pelos membros do Comitê Técnico Estadual de Acompanhamento da Vacinação em reunião na tarde desta quinta-feira (16/11). Pernambuco tem, atualmente, 64 mil crianças nessa faixa etária. O avanço na vacinação vai ocorrer de acordo com a realidade de cada município.

“Desde que o Estado autorizou a imunização das crianças entre 6 meses e menores de 2 anos com comorbidades e recebeu a primeira remessa de Pfizer Baby para esse público que os municípios têm nos procurado para relatar a baixa procura pela vacina. Precisamos chamar atenção dos pais e responsáveis destes pequenos para a importância da vacinação. Eles estão perdendo a oportunidade de proteger seus bebês contra formas graves da doença. Por isso, para não desperdiçarmos as doses e avançarmos na proteção das nossas crianças, decidimos, com a validação dos especialistas membros do Comitê, abrir a imunização com a Pfizer Baby para os bebês de 6 a 11 meses de idade”, explica o secretário estadual de Saúde, André Longo.

Assim como nos pequenos de 6 meses a menores de 2 anos, a imunização deve ser administrada em três doses, sendo as duas primeiras com intervalo de, no mínimo, 3 semanas (21 dias), seguidas por uma terceira dose que deve ser administrada pelo menos 2 meses (8 semanas) após a segunda dose.

“Agora, cada município deve elaborar suas estratégias de operacionalização da imunização deste novo público, avançando na faixa etária de acordo com o cenário e as necessidades. Também é importante alertar as equipes de saúde para a importância da administração correta e em tempo oportuno dos frascos de Pfizer Baby, evitando, assim o desperdício”, ressalta a superintendente de Imunizações de Pernambuco, Ana Catarina de Melo. A Secretaria já divulgou nota normativa para orientar os gestores municipais.

(Ascom)