Pernambucano líder de facção criminosa é preso pela Interpol na Bolívia

0

Um pernambucano, líder de facção criminosa que age na Região Metropolitana do Recife (RMR), foi capturado na Bolívia nessa quinta-feira (12). Jonatan de Santana Silva, conhecido como “Joaninha”, de 29 anos, foi preso com apoio da Interpol. 

Considerado um dos criminosos mais perigosos do País, Jonatan estava sendo procurado pela Polícia Civil de Pernambuco desde julho de 2020, quando participou de uma fuga em massa da Penitenciária Doutor Ênio Pessoa Guerra, localizada no município de Limoeiro, no Agreste do Estado. Além dele, outros 26 presos – a maioria de alta periculosidade – também deixaram a unidade prisional.

A captura de Jonatan, na Bolívia, contou também com apoio da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado de Pernambuco (FICCO/PE), da Polícia Federal. 

PERNAMBUCANO COM HISTÓRICO DE CRIMES

Segundo a polícia, Jonatan responde a pelo menos 34 processos criminais, inclusive há três mandados de prisão em aberto contra ele por crimes de homicídio qualificado e tráfico de entorpecentes. 

O criminoso é apontado como líder de uma organização criminosa especializada no tráfico de drogas na RMR e que teria ligação com o Primeiro Comando da Capital (PCC). 

Fonte: JC