PE restringe circulação de pessoas e implanta rodízio no Recife e mais 4 cidades

0
Paulo Câmara e secretários reunidos com prefeitos da RMR. (foto: divulgação Aluísio Moreira/SEI)

O governo de Pernambuco decretou quarentena no Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Camaragibe e São Lourenço da Mata, a partir do sábado (16), com 15 dias de duração. Com isso, vão ser impostas restrições na circulação de pessoas e de veículos em todas as cinco cidades. Antes, era apenas recomendado que todos ficassem em casa. Também foi determinado o uso obrigatório de máscaras.

O governo estadual não utiliza o termo “lockdown”, mas o decreto de quarentena proíbe que pessoas saiam de casa sem necessidade. Recife é a quarta capital do país a adotar proibição de circulação de pessoas – as outras três são Belém, São Luís e Fortaleza.

Serão implementadas as seguintes medidas:
Restrição de circulação de pessoas
Rodízio de veículos
Uso obrigatório de máscaras
Sanitização de ruas

As cinco cidades do Grande Recife foram escolhidas por representarem, juntas, 75% dos casos confirmados e 68% dos óbitos do estado, segundo o governo. Pernambuco registrou mais de mil mortes e de 13 mil casos de Covid-19. São Lourenço da Mata e Recife estão entre as cidades com maior mortalidade por coronavírus do país.

Segundo o governo, até a sexta-feira (15), as medidas vigoram nas cinco cidades em período educativo. Após isso, as medidas de “restrição intensa” são adotadas até o dia 31 de maio.

O governo estadual vai implantar rodízio de veículos, similar ao realizado em São Paulo. Nos dias pares, podem circular aqueles cuja a placa termina em número par. Nos dias ímpares, os com a placa terminado em número ímpar.

Estão excluídos do rodízio táxis e ônibus, além dos utilizados por profissionais de saúde, segurança, Defesa Civil e de uso oficial. Também não são incluídos no rodízio os serviços essenciais, como abastecimento de água e gás, energia, Correios, imprensa, produtos alimentares, funerárias, obras, coleta de lixo, guincho e ambulâncias.

Os profissionais devem apresentar crachá, carteira de trabalho ou aplicativo para comprovar que podem circular.

Vão ser implantados pontos de bloqueio nos cinco municípios, com recomendação para retorna e possível apreensão e remoção de veículos sem autorização para transitar. (G1)