Para Mário Miranda, se mantiver redução na defluência, barragem de Sobradinho pode superar 100% da capacidade

0

Com a previsão de chuvas até abril, tanto no Vale do São Francisco quanto no Norte de Minas, existe a expectativa de que a barragem de Sobradinho atinja 100% da sua capacidade. A informação foi repassada pelo doutor em meteorologia e professor da Univasf, Mário Miranda. Atualmente, o reservatório já apresenta 50% de volume útil, destacando-se inclusive de outras regiões do Brasil. 

“Sobradinho está na melhor situação em termos de armazenamento de água de todas as barragens do Brasil. Nós estamos com 50% em média, enquanto você pega Itaipu que é a grande geradora de energia do Brasil, com 23%. Então, a nossa situação é favorável e essas chuvas contribuíram bastante para a entrada da água”, explicou. 

Para Miranda, se houver a condução correta dos recursos hídricos é possível que o reservatório chegue a transbordar, afastando o risco de racionamento. “Já tivemos em alguns dias a entrada de muita água, 4 mil m3/s enquanto a defluência, ou seja, soltando a água pelas comportas, em torno de 800 m3/s. Se não houver uma política de soltar muita água, eu vejo uma grande possibilidade de que Sobradinho esse ano, se não transbordar, vai chegar muito próximo disso. Que é uma coisa fantástica que não acontece já há alguns anos”.