Para consolidar candidatura a governador, Miguel Coelho precisa renunciar a Prefeitura de Petrolina em abril

0

Dividido entre a agenda administrativa e ações de política partidária, o prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (MDB) segue pavimentando a candidatura a governador de Pernambuco para 2022. Entretanto, se consolidar seus planos, Coelho entra na disputa apostando uma das fichas mais altas: renunciando ao mandato e contando com a lealdade do grupo na sua indicação como candidato nas convenções em julho. Se essa for a decisão tomada, o vice-prefeito da cidade, Simão Durando, assumirá a prefeitura de Petrolina em abril de 2022, conforme o previsto na Constituição Federal, na Lei Complementar Nº 64, de 18 de maio de 1990.

A sorte está lançada. Os encontros com lideranças de diversas regiões do Estado deixam clara a disposição do gestor em encerrar os 16 anos da liderança do PSB, sucedendo o governador Paulo Câmara (PSB).

A agenda política começou a ser divulgada após o encontro com o ex-senador Armando Monteiro Neto (PSDB), ocorrido no último dia 06 de abril. A reunião, segundo a assessoria de comunicação de Miguel, girou em torno dos efeitos da pandemia em Pernambuco e a necessidade de investimentos públicos para a recuperação econômica do Estado. Na mesma data, além de Monteiro, o prefeito de Petrolina reuniu-se com o ex-prefeito de Garanhuns, Izaías Régis, o prefeito Olinda, Professor Lupércio, o deputado federal, Ricardo Teobaldo, além do prefeito de Paudalho, Marcelo Gouveia.

No dia seguinte, esteve com o presidente estadual do MDB e deputado federal, Raul Henry, tratando do fortalecimento da legenda e o futuro de Pernambuco. O prefeito do Paulista, Yves Ribeiro, o deputado estadual, Romero Albuquerque, o deputado federal Daniel Coelho, o ex-governador Roberto Magalhães, o prefeito de Timbaúba, Marinaldo Rosendo (PP), o ex-prefeito de Gravatá, Joaquim Neto (PSDB), e as deputadas estaduais Clarissa Tércio (PSC) e Alessandra Vieira (PSDB), o deputado estadual Tony Gel, o deputado federal Wolney Queiroz (PDT) e por fim os presidente nacional do MDB, o deputado federal Baleia Rossi e o líder dos emedebistas na Câmara, deputado Isnaldo Bulhões, foram os demais políticos que receberam a visita de Miguel Coelho desde então.

Disputando espaço com as novas lideranças no campo das oposição pernambucana, o prefeito de Petrolina busca espaço no seu grupo político numa disputa indireta com o prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira e a prefeita de Caruaru, Raquel Lyra.

Em 2020, Ferreira teve 54,26% dos votos (144.586 votos), Lyra obteve 66,86% (114.466 votos) e Coelho foi escolhido por 76,19% votantes (121.300 votos).