Ouricuri realiza I encontro de mães de crianças com microcefalia

0
Momento de aprendizado e lazer no I encontro de mães de crianças com microcefalia.
(Foto: Cidinha Medrado/ Nossa Voz)

A Coordenação Regional do Programa Mãe Coruja reuniu na manhã de hoje (23), mulheres que tem filhos com síndrome de Microcefalia causados por Zika no Araripe, para um dia de convívio e fortalecimento do vínculo familiar.

Durante o evento elas tiveram, palestra sobre autos cuidados, oficinas de saúde, com alongamentos, massagens relaxante e ventosaterapia, maquiagem e fotos.

As crianças foram acolhidas em um espaço lúdico, com palhaços, música e contação de histórias. (Foto: Cidinha Medrado/ Blog Nossa Voz)

Ela afirma também, que 17 casos estão sendo acompanhados pela IX Geres na região do Araripe, e alerta para que as pessoas tenham cuidados porque as notificações sobre focos de mosquitos tem aumentado.

A jovem de 23 anos, Tainara Gomes, tem uma menina de 3 anos, a Maria Cecília, ela conta que a menina é muito tranquila, que nem lembra da síndrome, mas enfrenta dificuldades e preconceito por parte da sociedade, e afirma que no momento não tem assistência com fonoaudiologia e outros profissionais.

“Principalmente relacionada a saúde, temos dificuldades, nunca é como é para ser para eles, qualidade de vida bem precária, na questão da saúde, deixa muito a desejar, não existe preconceito de mãe com filho, mas a sociedade sim, isso é o que mais me dói e pelo que mais sofro”, relatou Tainara.