ONS esclarece apagão e afirma que “recomposição” do fornecimento de energia já foi iniciado

0

O ONS se pronunciou sobre o apagão que atingiu Pernambuco e outros 17 estados de todas as regiões na manhã desta terça-feira (15). De acordo com a operadora, uma “ocorrência na rede de operação SIN interrompe 16 mil MW” causou a interrupção no fornecimento de energia 

“Uma ocorrência na rede de operação do Sistema Interligado Nacional interrompeu 16 mil MW de carga em estados do Norte e Nordeste do Brasil. Estados do Sudeste também foram afetados. A interrupção ocorreu devido a abertura, às 8h31, da interligação Norte/Sudeste”. 

Segundo a Operadora Nacional do Sistema, as causas da ocorrência ainda estão sendo apuradas. O ONS informa ainda que a recomposição já foi iniciada em todas as regiões e “até às 9h16, 6 mil MW já foram recompostos”.

O ministro de Minas e Energia Alexandre Silveira determinou a apuração das causas do apagão que deixou quase todos os estados do Brasil sem energia.

Segundo o governo federal, o ministro também ordenou a criação de uma sala de situação, bem como acompanha o processo de retomada do abastecimento, que ainda não ocorreu de forma plena.

“A equipe do MME está trabalhando para que a carga seja plenamente restaurada o mais breve possível”, afirma nota encaminhada a imprensa.

Esta não é a primeira vez que apagões no território nacional são noticiados. Confira abaixo os maiores apagões brasileiros.

1999

Cerca de 60% do território nacional ficou no escuro após uma descarga elétrica atingir uma subestação de uma companhia energética importante no estado de São Paulo. As regiões do Sul, sudeste e Centro-oeste foram afetadas além do norte do Paraguai que recebia eletricidade do Brasil. 76 milhões de pessoas foram afetadas.

2001

Em 2001, uma falha humana na subestação de Cachoeira Paulista (SP) provocou um blecaute que atingiu o Rio de Janeiro, Espírito Santo e parte de Minas Gerais.

Em julho de 2001, o governo de Fernando Henrique Cardoso iniciou um grande programa de investimentos na construção de uma rede de termelétricas, movidas a gás, carvão e óleo combustível e que não dependiam do ciclo das águas. Embora o custo de energia fosse mais alto do que o das usinas hidrelétricas, essas plantas funcionariam como reserva de complementação do sistema.

2009

O apagão de 2009 foi um dos maiores do século. A quantidade de energia desligada com o apagão foi de 28 mil megawatts (MW) no Brasil, afetando 18 estados, e de 980 MW no Paraguai. Uma tempestade causou uma falha no sistema de transmissão elétrica da principal usina de energia do país. Além da ausência completa de energia elétrica outras 14 federativas ficaram parcialmente no breu.

Quase 60 milhões de pessoas ficaram sem energia elétrica por até seis horas, devido à interrupção de três linhas de alta tensão provenientes de Itaipu, afetadas por problemas na subestação de Itaberá, em São Paulo. Segundo cálculos da Firjan, só no Estado do Rio o apagão deixou prejuízos estimados em R$ 1 bilhão. A interrupção, uma das mais longas já registradas no país, durou de três horas e meia a seis horas.

2011

Cerca de 47,7 milhões de pessoas afetadas e cerca de 90% do nordeste desprovido de energia elétrica, todos foram efeitos de uma falha na subestação localizada no município de Jatobá na divisa entre Bahia e Pernambuco.

2012

Em dezembro de 2012, um problema na hidrelétrica de Itumbiara, em Goiás, de propriedade de Furnas, atingiu seis Estados. Só no Rio e em São Paulo, 2,7 milhões de consumidores ficaram sem energia. Dois meses antes, em 25 de outubro, um outro apagão cortou a energia em nove Estados do Nordeste e parte da Região Norte por quase três horas. No dia 3 do mesmo mês, uma falha num transformador em Itaipu afetou cinco Estados (Paraná, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Acre, Rondônia) e parte do Centro-Oeste.

2014

O apagão que deixou o Sul, Sudeste, Norte e o Centro-Oeste sem energia por quase duas horas, afetou 12 milhões de pessoas.