OMS orienta que isolamento de pacientes com coronavírus seja feito em hospitais

0
(Foto: Reprodução)

A Organização Mundial da Saúde (OMS) pediu, nesta segunda-feira (16), que os governos tenham mais empenho para conter o avanço do novo coronavírus. O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, afirmou em entrevista coletiva que é preciso ampliar o número de testes e o isolamento para prevenir novas infecções.

A entidade também deu novas orientações quanto ao isolamento, que não deve mais ser feito em casa, mas sim nos hospitais. Muitos pacientes, principalmente os que estão fora do grupo de risco, vêm sendo tratados em casa.

“A OMS recomenda que todos os casos confirmados de covid-19, até mesmo os menos graves, devem ser isolados em unidades médicas para prevenir a transmissão e providenciar o cuidado adequado”, afirmou Ghebreyesus.

O diretor-geral da OMS reconheceu que muitos países já excederam a capacidade de tratar casos de coronavírus em hospitais. “Nesse caso, os países deveriam priorizar pacientes mais velhos e aqueles em condições reais. Alguns países expandiram sua capacidade usando estádios e ginásios para atenderem casos menos graves, com casos mais críticos sendo tratados em hospitais”, declarou.

Segundo Tedros, apesar de o grupo de risco ser considerado o de pessoas acima dos 60 anos de idade, jovens e crianças já morreram por causa da doença. (Fonte: JC)