Obras da Prefeitura transformarão barracos em centro gastronômico na Eraldo Gueiros

0
(Foto: Reprodução)

Um pleito dos comerciantes da Eraldo Gueiros, em Petrolina, de quase quarenta anos, para um local digno de trabalhar, parece ter chegado ao fim. A ordem de serviço para a construção de um centro gastronômico para a comercialização de alimentos, foi assinada na última quinta-feira (28).

Embora o sonho esteja sendo realizado, o que seria motivo de felicidade, tornou-se preocupação para os permissionários daquele local. Além da transferência para Avenida das Nações, com pouco fluxo de pessoas, há um imbróglio entre a prefeitura e (Associação de Feirantes, Ambulantes, Barraqueiros e Camelôs de Petrolina), já que o Ministério Público determinou que a Afeabacape, realizasse os cadastros dos barraqueiros, mas a prefeitura assumiu a responsabilidade.

Apesar, de Fred Machado (Secretário de Obras e Infraestrutura), afirmar que há um “bom diálogo” com a Associação, no programa Nossa Voz, desta segunda-feira (01), Elane Gomes, presidente da instituição, contesta a forma com que os cadastros estão sendo realizados. Segundo ela, existem ambulantes que estão nas ruas há 30 anos e ambulantes desconhecidos que já realizaram o cadastro. Ela teme que barraqueiros locados há mais tempo fiquem sem espaço para trabalhar. “Existe um inquérito onde estão sendo apuradas irregularidades, porque aqui temos vinte cadastros e o projeto só contempla dezoito. Quando o Ministério Público pediu a documentação pela associação é porque temos o controle. Sabemos quem realmente é permissionário, quem abandonou, quem ganhou no Mercado Turístico e vendeu”, destacou.

Em resposta a presidente, Fred Machado, garante que, “haverá uma readequação para atender as vinte famílias”.

Quanto aos cadastros, Cícero Dirceu, Diretor de Urbanismo, diz que “é uma atribuição da gestão municipal, à quem compete organizar a cidade, e que não há interesse nenhum em contemplar famílias que já foram beneficiadas”.