“Nunca imaginei que estaria nessa posição”, diz Maria Thereza, que cedeu fazenda na Romênia para refugiados da guerra na Ucrânia

0

Após disponibilizar fazenda na Romênia, que faz fronteira com a Ucrânia, para refugiar brasileiros da guerra, Maria Thereza Coelho Cunha Bueno contou para o  Programa Nossa Voz, que “está todo mundo mobilizado e trabalhando no objetivo comum: que é terminar a guerra”. 

Em mensagem aos familiares brasileiros que têm parentes no pais invadido pela Rússia, Maria Thereza  afirmou que o consulado está trabalhando efetivamente na proteção e segurança de todos. “Tenham fé, fiquem firmes que o consulado do Brasil está fazendo o possível e o impossível para tirar todo mundo com rapidez e segurança, eles são incansáveis. A embaixadora Maria Laura Rocha tem sido excepcional, todo o time do consulado tem trabalhado madrugada adentro para achar soluções”, contou ela. 

Maria conta que as memórias afetivas do seu avô Nilo Coelho, vem ajudando nesse momento de solidariedade  e rede de apoio. “Passei algumas temporadas com ele em Petrolina, lembro muito dele ir dormir 1h da manhã e às 4h já estava sentado na mesa recebendo quem batia na porta. Ele fazia isso todos os dias, durante uma vida inteira. O que a gente está fazendo na Romênia é um trabalho de alguns dias”, lembrou ela. 

O Itamaraty montou um posto na fazenda concedido pela pernambucana e alguns funcionários estão trabalhando para acolher os brasileiros que possivelmente passarão por lá. “ A gente espera conseguir ajudar brasileiros, que porventura sairão por lá, de qualquer forma a fazenda se mantém aberta para outras nacionalidades e comunidade local”, enfatizou.