“Muitas pessoas ainda não entenderam a gravidade”, diz secretário de segurança de Petrolina sobre endurecimento das medidas de prevenção ao coronavírus

0
Foto: Arquivo Nossa Voz

As novas medidas para isolamento social em Petrolina têm gerado muitas dúvidas na população e dividido opiniões na cidade. Na manhã desta quinta-feira (16), o Secretário Executivo de Segurança Pública, Cícero Dirceu, participou do programa Nossa Voz para falar sobre o novo decreto municipal, que visa controlar a disseminação do coronavírus em Petrolina.

Notificações de descumprimento

De acordo com o secretário, a fiscalização ocorre todos os dias, “24 horas por dia”. “Buscamos fazer com que as pessoas cumpram as medidas e entendam a verdadeira necessidade disso, que é uma necessidade de saúde pública”, afirmou. As fiscalizações, de acordo com Dirceu, já ocorreram em quase todos os bairros, resultando em aproximadamente, 40 notificações de descumprimento e duas conduções à delegacia – estas configuradas como crime contra a saúde pública.

Nos últimos dias também noticiamos aqui no Nossa Voz a depredação de barreiras de proteção instaladas na orla da cidade, como forma de conter o fluxo de pessoas no local. O secretário criticou essa atitude e enfatizou que é “falta de consciência com o dinheiro público”. “A partir do momento que a prefeitura instala uma barreira e uma pessoa vem e destrói, é rasgar dinheiro público, o dinheiro deles mesmos (cidadãos)”, explicou.

Fiscalização nos projetos irrigados

A respeito da fiscalização nas áreas irrigadas, o secretário afirma que é preciso avaliar o contexto local. “Como são áreas em que há muito trabalho, é onde está a base econômica da região, naturalmente terá mais movimentação. Quanto às situações que não estão autorizadas, a gente intervém”. Outra questão abordada pelo secretário é o relaxamento das pessoas quanto à aplicação das medidas preventivas no dia-a-dia. “Entendemos que alguns possam estar entediados com a situação, sentindo que seus direitos estão sendo restringidos, mas é necessário. Não podemos nos descuidar. Estamos em uma situação semelhante à guerra e o nosso inimigo está aí”, relatou.

Entretanto, a conscientização ainda deixa a desejar, de acordo com uma ouvinte do Loteamento Recife, que preferiu não se identificar. “Aqui no loteamento, todos os dias a partir das 17h30, juntam-se várias pessoas para fazer exercícios e ninguém usa máscara”, relatou. O secretário afirmou que vai designar uma equipe de fiscalização para o local e ressaltou a importância de denunciar essas situações a partir da central 153. “Algumas pessoas reclamam que sempre dá ocupado, mas é porque estamos recebendo um volume alto de ligações. É preciso continuar tentando até conseguir”, explicou.

Novas Viaturas

Outro ouvinte questionou a respeito das novas viaturas – 16 veículos modelo Jeep Renegade – que ainda não estão sendo utilizadas nas rondas da Guarda Municipal. Cícero Dirceu explicou que os veículos ainda precisam de equipamentos específicos e que isso só será possível após processo licitatório. “Estou com o processo na minha mesa, a previsão é de um mês para que essas viaturas comecem a rodar”.

O secretário de Segurança Pública encerrou a entrevista ressaltando a importância da conscientização sobre o atual momento. “Estamos lutando contra um inimigo invisível. É um novo momento, muito diferente. É disso que se trata, vamos tomar cuidado”, completou.