MP-BA cobra Prefeitura de Juazeiro por estátua de Daniel Alves

0

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) deu à Prefeitura de Juazeiro um prazo de cinco dias para explicar a autorização da estátua de Daniel Alves no centro do município. A promotora Daniela Baqueiro Vargas Leal questiona se o monumento “trata-se de um bem público”.

De acordo com a jornalista Mônica Bergamo, da Folha de São Paulo, o questionamento da promotora ocorre após uma representação da publicitária e ativista Manuella Tyler Medrado.

No pedido, a autora solicita a remoção imediata da estátua após a condenação de Daniel Alves por estupro. Medrado destaca que o crime cometido pelo ex-jogador é grave e afeta a população.

“É preciso ressaltar a necessidade de retirada de tal monumento, que não apresenta orgulho nem os ideais que o ordenamento público prevê. Visto que em nossa Constituição e corpo normativo legal, prevemos o crime de estupro e violência sexual como crime de natureza gravíssima e que afeta a toda a coletividade”, diz.

Moradores também exigem retirada da estátua

Moradores também passaram a exigir a retirada da peça, que já foi alvo de depredações, após a condenação de Daniel Alves.

A estátua, inaugurada em 2020, mostra Alves com a camisa da Seleção Brasileira e uma bola de futebol nos pés, e foi produzida pelo artista Leo Santana.

Em recentes vandalizações, a imagem do ex-lateral-direito foi coberta com um saco preto e fitas adesivas, em outra, tinta branca foi jogada sobre a estátua.

Fonte: Folha de S. Paulo