Motoristas de transporte escolar são convocados para a primeira vistoria obrigatório do ano em PE

0
GEDSC DIGITAL CAMERA
(foto: reprodução)

O calendário de vitória obrigatória de transporte escolar em Pernambuco já começou. Segundo o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE), a primeira inspeção de 2020 deve ser feita até o dia 31 de janeiro, de acordo com a terminação das placas. O estado tem 2.194 veículos que prestam esse serviço.

Os veículos com placas terminadas em 1 e 2 devem passar pela vistoria obrigatória até a sexta-feira (10). Os motoristas com veículos com placas finalizadas em 3 e 4 devem comparecer ao Detran entre os dias 13 e 17 de janeiro.

O terceiro grupo que deve passar pela inspeção obrigatória contempla os carros com placas finalizadas em 5, 6 e 7. O serviço será realizado entre os dias 20 e 24 de janeiro. Os veículos com placas finalizadas em 8, 9 e 0 encerram a programação, entre 27 e 31 deste mês.

Os veículos devem se dirigir a uma das 24 Ciretrans Especiais, de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h. Não existe agendamento online para a vistoria de transporte escolar. Há unidades em Caruaru e Garanhuns (Agreste), Petrolina, Arcoverde e Afogados da Ingazeira (Sertão), e Vitória de Santo Antão (Zona da Mata).

De acordo com o Detran, conduzir o veículo sem portar a autorização para condução de escolares é infração grave. Por isso, os motoristas ficam sujeitos a multa de R$ 195,23 e retenção do veículo, até a regularização. O condutor também perde 5 pontos na carteira.

Apenas motoristas habilitados nas categorias “D” ou “E” e mais de de 21 anos podem dirigir esse tipo de transporte. A licença também só é concedida a condutores aprovados em um curso especializado e que não tenham cometido infrações grave ou gravíssima ou que não sejam reincidentes em infrações médias durante os últimos 12 meses.

Para fazer o registro anual e regularização do transporte escolar, é preciso pagar uma taxa de R$136,98. Ao pagar esse valor, o motorista tem direito a duas inspeções semestrais obrigatórias. Portanto, quem pagou a taxa na primeira inspeção obrigatória, em janeiro, não precisa quitar outro boleto. (com informações G1 PE)