Cabrobó: Motoristas de vans paralisam atividades nesta quarta (21)

0
(foto: reprodução)

Motoristas que realizam o transporte alternativo por meio de vans em Cabrobó vão paralisar as atividades nesta quarta-feira (21). A informação foi confirmada pelo presidente da ATAPAC, Maxwel Vasconcelos, durante sua participação no Programa Nossa Voz da Grande Rio FM 100.3.

Os condutores pretendem demostrar apoio a mobilização nacional, que visa sensibilizar o Governo Federal sobre a lei sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro, que aumenta a punição para motoristas de transporte irregular. A lei 13.855, que altera o Código Brasileiro de Trânsito e entra em vigor no dia 9 de outubro, torna infração gravíssima e sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no caso de transporte de passageiros sem autorização.

Segundo Maxwel Vasconcelos a manifestação é necessária, pois a nova lei dificulta o exercício da atividade e acaba tirando o meio de vida de vários pais de família. “A Lei praticamente criminaliza aqueles que fazem transporte alternativo e não estão regulamentados pelo estado. Nós não temos realmente regulamentação no estado de Pernambuco, por enquanto. Por isso, tem um grande grupo de companheiros que foram até Brasília, para fazer uma movimentação lá para poder conscientizar o governo que são muitos pais de famílias que trabalham nesse setor e alteração que fizeram nessa lei, sem consultar ninguém, sem fazer uma audiência pública, sem informar ninguém. Ela transitou dentro do congresso pelas comissões de transporte, pela comissão de constituição e Justiça, sem ninguém contestar e depois foi para o Senado também ninguém contestar e depois foi para mesa do Presidente e o Presidente assinou”, relatou.

Apesar da preocupação com os postos de trabalho da categoria, Maxwel garante que a mobilização será pacifica e que as estradas não devem ser bloqueadas. “Não vai haver fechamento de BR, não vai haver fechamento de rodovia nada, simplesmente os proprietários de vans pararão e nós estamos aproveitando aqui a oportunidade que o amigo nos dá no nesse programa para poder avisar a população de Cabrobó e a todas essas pessoas que são usuários de sistema de transporte, que tenham uma compreensão que é só nesta quarta-feira, se você tem algum assunto para resolver na cidade de Petrolina, ou nas cidades vizinhas, se programe para ir de carro ou usar o ônibus, porque as vans estarão paradas, ou seja vão ficar na cidade de origem e não se deslocaram a cidade de destino”, explicou.

Vale lembrar que o Governo de Pernambuco formou uma Comissão para discutir com a categoria formas de regulamentar o transporte alternativo.