Morre o arquiteto e ex-secretário de Petrolina, Cosme Cavalcante

0

Faleceu na manhã desta terça-feira (27), aos 70 anos, o arquiteto, paisagista, marchand, promotor e gestor de projetos culturais Cosme Cavalcanti. Ele estava internado no Hospital Neurocárdio, após sofrer três acidentes vasculares cerebrais e complicações da diabetes.

Nascido em Afrânio (PE) e residente desde criança em Petrolina (PE), ele teve uma carreira marcada pela diversidade de atuação. Usando como matéria-prima principal folhas, sementes, cascas e galhos secos, tem na estética sertaneja sua principal inspiração.
Ele atuou por mais de 40 anos como artista e participou de várias exposições, entre elas o Salão de Artes da Bahia, Fenearte Pernambuco, Exposição de Arte Regional, Petrolina (PE), exposição na 72º BIMTZ do Exército Brasileiro e através da Tenda, ofertou a acidade 30 anos de arte, arquitetura e cultura.

Cosme Cavalcanti era graduado em arquitetura pela Universidade Federal de Pernambuco (1978) e tinha especialização em Gestão Ambiental pela Realiza/BA (2009). Era professor do curso superior bacharelado em Engenharia Civil da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC).  Foi secretário de Cultura na gestão do ex-prefeito de Petrolina, Guilherme Coelho, e de Curaçá (BA), Aristóteles Loureiro, Tote, como era conhecido.

Como presidente da Comissão de Revitalização de Caboclo-PE, ele promovia a divulgação da localidade como um encantador atrativo turístico, com destaque para o Museu Pai Chico. 

Cosme também atuava como assessor de Planejamento, Turismo e Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Curaçá e consultor de Design de Artesanato e Enoturismo – Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) de Recife.

(Fotos: arquivo Grande Rio FM)

Prefeito de Petrolina decreta três dias de luto pelo falecimento de Cosme Cavalcanti

O prefeito de Petrolina, Simão Durando, manifestou pesar pelo falecimento do arquiteto Cosme Cavalcanti. “Natural de Afrânio (PE), Cosme foi um importante defensor da cultura, da arte e incentivador de iniciativas para a preservação da história de sua gente. Ele ainda teve papel atuante na gestão pública, ocupando cargos relevantes como secretário da Prefeitura de Petrolina. Em virtude dos imensos serviços prestados pelo respeitado arquiteto ao povo petrolinense, em especial no segmento cultural, o prefeito decretou três dias de luto oficial na cidade“, diz a nota.

“Recebemos com imensa tristeza a notícia da morte de Cosme Cavalcanti. Ele foi um homem atuante e marcou a história na cultura petrolinense. Hoje, saudamos Cosme como um defensor apaixonado pela história e patrimônio cultural da cidade, que o seu legado continue vivo e inspirando as gerações futuras. Expresso minha solidariedade aos familiares e amigos neste momento de tão profunda dor. Que Deus console os corações e traga a força necessária para este momento tão difícil”, lamentou o prefeito.

A Câmara de Vereadores de Petrolina também lamentou a morte do arquiteto. “Enviamos nossas condolências e externamos votos de apoio e solidariedade nesse momento de luto e dor causados pela perda de um ente e amigo tão querido”, diz a nota assinada pelo presidente da Casa Legislativa Plínio Amorim, Aerolande Cruz.

O Sindicato do Comércio Varejista de Petrolina divulgou nota de pesar. “Cosme sempre deu importante contribuição no contexto sócio-cultural de Petrolina e toda região. Era defensor das artes, da cultura , das coisas do sertão e do Rio São Francisco. Deixa, sem dúvida, um grande legado. Que Deus o acolha em Sua infinita misericórdia e possa confortar o coração enlutado de familiares e amigos”, diz a nota.

O velório será realizado às 15h desta terça (27) na Câmara de Vereadores de Petrolina e o sepultamento será amanhã (28) às 10h no Cemitério Campo das Flores, Centro de Petrolina.

A diretora do Sistema Grande Rio de Comunicação, Patrícia Coelho, também fez uma homenagem. “Cosme era meu amigo irmão, nós nos falávamos todos os dias, pelo menos nos últimos 35 anos que eu voltei para morar aqui. Cosme era a minha fonte de inspiração pra cultura, para falar sobre os valores das nossas raízes, das pessoas que contribuíram que já não estão mais aqui, mas que deixaram um legado importante. Cosme não era só arquiteto. Cosme era historiador, era um homem envolvido profundamente com os valores do nosso sertão, desde Afrânio, Caboclo, o tamarino, o pé de tamarindo que ele tanto amava, o Museu Pai Chico e todos os valores dessa nossa região, tudo que eu precisava de socorro que eu não me lembrava, porque eu sou um pouquinho mais jovem que ele e morei fora algum tempo, ele que me lembrava de tudo, ele sabia de tudo, tudo, ele era curioso, estudioso, pesquisador de todos os assuntos que fossem relativos ao Sertão, ao sertanejos, a essa nossa região, então eu queria registrar aqui a minha homenagem muito especial a essa perda imensa, tô falando de mim pessoalmente porque eu tinha com ele essa relação muito pessoal, mas ele também era um grande grande colaborador desse Sistema Grande Rio de comunicação, ele era o nosso oráculo, tudo que a gente não sabia a gente perguntava ele e ele nos ajudava, ele estava sempre disposto para ajudar”, afirmou.