Moradores fazem protesto para reclamar dos esgotos estourados e buracos na Rua 61 do João de Deus

0

Um protesto foi realizado nesta quarta-feira (04) no bairro João de Deus em Petrolina. Moradores queimaram pneus e interditaram a Rua 61. A reclamação da comunidade é em relação a quantidade de buracos na via e os esgotos estourados.

Segundo o comunitário a situação se prolonga a tempos. “ A gente vê que está uma cratera maior, ali no Teresinha Campos, na Avenida que liga o Cacheado. A gente cobra desde 2018. O pessoal da prefeitura só vem com a carrada de areia. Está totalmente descaso e abandono”. Um outro residente do local destacou sobre o transtorno “A população não aguenta mais esse descaso. Aquela entrada da Amacoco está intransitável. O João de Deus é praticamente uma ilha. Os moradores não aguentam mais. Ontem tinha duas máquinas, mas não fizeram nada. A gente está indignado. A comunidade não quer visita, quem precisa de visita quem tá no leito de hospital ou um detento, queremos ver obras completas e ver as coisas chegarem na comunidade João de Deus. 

Além disso, moradores contaram que as verbas devem ser melhor alocadas. “Enquanto as políticas não colocarem no orçamento as comunidades mais carentes a situação vai continuar essa. A gente pede a prefeitura e eles não fazem nada. Não é o prefeito ou moradores que têm carros quebrados. Pagamos ICMS, alvará, impostos e as comunidades carentes não tem nada. Queremos que a prefeitura dê um prazo de quando será concluído”. 

O Nossa Voz contou com a participação de Darcilio Almeida, Secretário de Gestão Pública que respondeu diante das reclamações. “ Infelizmente, existem políticos que estão dentro de situações como essa que querem tirar proveito. A gente teve uma reunião, semana passada, com a comissão de moradores da Rua 61 e algumas lideranças do bairro. Informamos que a prefeitura tem o recurso para fazer a Rua 61 e não pode fazer se a Compesa não resolver o problema. O mesmo que está dizendo que a prefeitura deve fazer, se a prefeitura fizer e amanhã estourar o esgoto vai dizer que a prefeitura foi irresponsável por fazer a intervenção sem resolver o problema de esgoto. A Secretaria de Infraestrutura já está fazendo um paliativo, as máquinas estiveram no local fazendo um patrulhamento. Sei que não podemos pedir aos moradores paciência, porque não é fácil essa situação que eles estão passando, mas vamos fazer isso com responsabilidade” 

Uma outra moradora criticou a fala do secretário: “Vamos fazer mais protestos enquanto não tiver respostas. Se não tiver ação da prefeitura, vamos tapar os buracos com brita. O prazo do paliativo é até sexta. Não queremos o paliativo, queremos que a Compesa faça as ações aqui. Se a Compesa troca tubulações vai melhorar muita coisa. Ninguém desanima. Nós queremos resultado é uma resposta concreta”.

Em dezembro do ano passado a Agência Municipal Reguladora de Serviços Públicos (Armup) notificou a Compesa para tomar providências imediatas. Também, contou que  somente após a solução no esgoto, a Secretaria de Infraestrutura vai fazer a manutenção emergencial e, em seguida, o projeto para recuperação estrutural da rua 61. Segundo a prefeitura, o problema é que as ruas da área estão com grande acúmulo de esgoto, o que inviabiliza o serviço de manutenção.

Em nota a Compesa afirmou que tem uma equipe no João de Deus quase todos os dias. “. Hoje (04), a equipe  também está no bairro ,em outras ruas. A rua 61 do bairro João de Deus é uma rua de cota topográfica baixa, ou seja, é um ponto baixo do bairro e muita água de chuva acaba atingindo muito essa rua. Como o bairro não tem drenagem em dias de chuvas as redes coletoras recebem sobrecarga e acaba transbordando atingindo também a referida rua. No entanto, a Compesa informa que vem a meses trabalhando no bairro realizando várias manutenções e desobstrução que foram provocadas pelas faltas de drenagem no bairro”, concluiu.