Moradores de Izacolândia reclamam da fila para agendar atendimento no CRAS

0

Fotos: Judeir Barbosa

O programa Nossa Voz desta sexta-feira (19) contou com a participação de ouvintes de Izacolândia que precisam fazer o cadastro no programa Auxílio Brasil. Eles reclamam da fila para conseguir o agendamento no Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).  

“Teve gente que chegou desde às 18h de ontem pra pegar uma ficha para agendamento hoje. Tá uma fila enorme, uma falta de respeito com a população. Tem mães aqui com crianças de colo, é muita falta de respeito com gente”, afirmou a moradora Maria das Dores do Nascimento. Ela recebeu a informação de que são 90 fichas para a comunidade de Izacolândia e 90 fichas para a comunidade do interior. 


O morador de Izacolândia, Judeir Barbosa, também registrou a sua insatisfação. “Ninguém toma uma providência,  as pessoas na fila um dia antes pra pegar uma ficha no CRAS pra ser atendido no dia seguinte”, contou.

A Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDESDH) informou em nota que: “com o início do pagamento do Auxílio Brasil no valor de R$ 600, houve uma sobrecarga em relação ao atendimento do Cadastro Único. A SEDESDH tem realizado uma força-tarefa para tentar sanar a imensa demanda de agendamentos tanto no Casa Bolsa, quanto nos dez CRAS existentes no município. Neste mês de agosto, realizamos a Caravana da Cidadania com 1.050 atendimentos apenas para o Cadastro único. Também estamos realizando o projeto ‘CRAS nas Comunidades’, levando nossas equipes para as localidades que não possuem o CRAS, como o Projeto N-10, onde foram realizados 100 atendimentos nesta quinta-feira (18).


Informamos aos moradores de Izacolândia que não é necessário madrugar em filas, pois nossa equipe está diariamente à disposição da comunidade para realizar os atendimentos. Nesta sexta-feira (19), foram distribuídas 180 fichas e todos os usuários que estavam aguardando na fila, realizaram o agendamento. Lembrando que para emissão de folha resumo, folha de pagamento e inscrição/atualização de beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC), não é necessário agendamento, basta se deslocar até o CRAS mais próximo de sua residência ou o Casa Bolsa”.