Marcelo Gama, diretor-presidente da AMMA de Petrolina, fala sobre desafios e ações

0

Em entrevista ao programa Nossa Voz, da Rádio Grande Rio FM, o diretor-presidente da Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA) de Petrolina, Marcelo Gama, falou sobre os desafios e ações que pretende implementar à frente do órgão.

Desafios

Gama assumiu o cargo em 14 de novembro de 2023, após a saída de Geraldo Miranda. Na entrevista, ele destacou que o principal desafio é fazer com que a AMMA entregue mais do ponto de vista ambiental.

“Queremos implantar um programa de arborização urbana, levar programas para as escolas municipais sobre educação ambiental e reforçar a fiscalização de atividades que impactam o meio ambiente”, disse.

Outro desafio apontado por Gama é conciliar o crescimento econômico de Petrolina com a proteção ao meio ambiente.

“O crescimento de Petrolina, esse boom de construções, isso passa pela SEDURB e passa com certeza pela AMA, porque a AMA ela precisa autorizar todo e qualquer empreendimento que nasce aqui na nossa cidade. Então a gente gasta muita energia com isso e a nossa estrutura para causa realmente ambiental. A gente tinha essa limitação, por isso que nós apresentamos ao prefeito Simão uma reformulação oxigenada para a gente pensando nisso, mas enfim o crescimento de Petrolina ela passa pela SEDURB e passa também pela AMA”, afirmou Gama.

Ações específicas

Além das ações já mencionadas, Marcelo Gama também falou sobre a mudança na legislação municipal sobre Áreas de Preservação Permanente (APP). A nova lei, aprovada em novembro 2023, reduziu a faixa de APP de 500 metros para 100 metros nas margens do Rio São Francisco.

” A Legislação Federal deu aos municípios a possibilidade de legislar sobre isso, mas quando a gente fala de 500 metros que pega essa Área de APP, que foi regulamentada, mais de 70% dessa área já tinha ocupação. Eu acho que é certo que a gente faça realmente regularmente de uma vez por todas uma legislação que seja viável para o perímetro do Rio São Francisco, mas que a gente tenha também capacidade de fiscalização. Essa é nossa dificuldade, por isso, que nós temos buscados forças, já tivemos com a doutora Rosana no Ministério Público, a gente tem buscado vários outros órgãos para que unindo forças para que a gente consiga coibir essa CPRH. Tivemos em Recife também com o diretor presidente da CPRH que Agencia Estadual do meio ambiente, Doutor José Anchieta, ele vai estar aqui em Petrolina entre os dias 22 e 25 deste mês, que foi uma convocação nossa. Então, a intenção é unir as forças. A gente tem compromisso com o meio ambiente para poder entregar cada vez mais para o Rio São Francisco.”