Manoel da Acosap negocia prorrogação do concurso de agentes e estima a convocação de 90 aprovados

0
(foto: arquivo Nossa Voz)

No Nossa Voz desta segunda-feira (04), o presidente reeleito da Associação dos Agentes Comunitário de Saúde de Petrolina, Manoel da Acosap deu uma boa notícia para os candidatos aprovados no último concurso de agentes de comunitários e saúde e de endemias do município. Segundo Manoel, a associação está em conversa constante com o prefeito Miguel Coelho pra garantir a prorrogação do concurso por mais dois anos pra que mais aprovados sejam convocados.

A necessidade, segundo Manoel da Acosap, existe para atender às microáreas do município que conta com uma baixa cobertura devido a lacuna de 11 anos sem concurso da área, já que por lei, somente concursados podem atuar nos município brasileiros. “Nós tínhamos 11 anos sem concurso público em Petrolina, o último foi em 2008. O prefeito Miguel fez o concurso e abriu cadastro reserva pra todas as micro áreas de Petrolina. Esse concurso tem validade de dois anos e nós já pedimos ao prefeito pra prorrogar por mais dois”, relatou o vereador.

Manoel da Acosap fez questão de descartar que essa é uma prerrogativa do prefeito Miguel Coelho, mas afirmou que acredita sim nessa prorrogação. Desse último concurso, foram convocados 24, mas, segundo Manoel, desses só devem assumir de 15 a 17 por irregularidades de micro áreas. Inclusive, o presidente da Acosap destacou que uma comissão mista está trabalhando pra diagnosticar a necessidade de agentes nas micro áreas de Petrolina. No entanto, extraoficialmente, Manoel comentou que são necessários pelo menos 160 profissionais pra garantir um cobertura de 100% no município.

“É claro que esse número de 160 vagas que existem é pra ser uma cobertura de 100%. E a gente sabe que pra fazer uma cobertura de 100% depende de dinheiro, talvez a secretaria de saúde e o fundo municipal de saúde não vão ter o dinheiro pra cobrir 100%, mas a gente vai ter que atender às prioridades que são, por exemplo, os residenciais onde não tem agente comunitário de saúde. (…) Eu acredito, e eu estou lutando por isso, que nós vamos ter que chamar mais 90 pra cobrir as prioridades”.

Otimista, Manoel da Acosap lembrou que no concurso de 2008 chamaram candidatos até 2012 e, iniciaram era pra ser convocados 118, mas chamaram 226. (…) Este ano não vai chamar mais ninguém. No ano que vem, a partir de março, abril, a Secretaria de Saúde vai convocar mais gente”, garantiu o vereador.