Lagoa Grande: Vice rebate críticas e afirma que atual gestão faz o dobro da anterior com menos recursos

0
(foto: Milena Pacheco/ Nossa Voz)

No Nossa Voz desta terça-feira (12), o vice-prefeito de Lagoa Grande, Ítalo Ferreira, ao lado do presidente da Câmara do município, o vereador Josafá, respondeu às criticas feitas pelo vereador da oposição ao governo, Carlinhos Ramos. Ferreira falou sobre educação, falta de recursos e relembrou a dívida de R$13 milhões herdada pelo prefeito Vilmar Capellaro do ex-prefeito Dhonikson Amorim (PSB).

Falta de estrutura nas escolas
“Tem horas que a gente é questionado e a gente tem que tocar na ferida e falar a realidade. A reforma da Escola Arco-íris, eles gastaram um mundo de dinheiro e deixaram a escola totalmente sem estrutura. (..) O prefeito Vilmar tem feito reformas, tem climatizado, tem melhorado as condições. E agora a partir de dezembro, que é quando iniciam as férias, todas as escolas do município vão passar por um processo de reforma”.

Críticas a política de nucleação
“A gente sabe que o processo de nucleação que vai ser feito é um pouco complexo. Ele tem pontos mais positivos do que negativos. Um dos motivos que a gente fechou as escolas foi por conta das salas multisseriadas. O aprendizado do aluno em salas multisseriadas não é o mesmo daquela sala que é adequada só pra aquela série de ensino. Esse foi um dos fatores que a gente priorizou a nucleação em algumas escolas do interior do município. (…) a gente sabe que tem lugares hoje, onde no início criticavam, hoje pais de alunos parabeniza porque vê realmente que os alunos estão tendo avanço diferenciado no ensino”

Fazendo mais com menos recursos
“Ser bom no bom todo mundo é bom. Agora eu quero ver quem é bom no ruim. Hoje lagoa grande recebe os recursos menores dos últimos 20 anos e antigamente a gente não via as coisas acontecerem. Em três anos de governo a atual gestão já investiu o dobro da gestão passada. Em recursos não, porque se a gente tivesse trabalhado com o mesmo quantitativo de recursos que a gestão passada recebeu, pode ter certeza que Lagoa Grande tava melhor ainda. No início da gestão, pegamos um município pequeno, de 25 mil habitantes com R$ 13 milhões de débito.

Problemas no Hospital municipal
“Na saúde todo muito é pouco. (…) No entorno de Lagoa Grande a gente tem Izacolândia, Nova Descoberta, Bebedouro, Mansueto, Gavião que são os assentamentos dos arredores. De assentamentos, a gente tem uma população ali de assentamento do município de Petrolina que chegam a mais de 5 mil pessoas. E nunca houve contra partida do município de Petrolina”.

Farra dos combustíveis na prefeitura
Eles estão dizendo que há um relatório feito pelo Ministério Público, que eles falaram que iriam apresentar esse relatório, mas até agora nada. (…) Se tivesse alguma recomendação, eu garanto que o nosso prefeito já teria recebido alguma notificação. (…) Lagoa Grande hoje é elogiada pelos auditores. Se a gente comparar os gastos do município nos anos anteriores a gente vai ver que de tudo tem reduzido o valor”.