Juazeiro: jovem morre vítima de dengue hemorrágica; secretaria de saúde investiga o caso

0

Faleceu na manhã desta terça-feira (26), a jovem Lyssane da Silva Brito, 24 anos, que estava internada desde o último domingo (24) no Hospital Regional de Juazeiro, no Norte da Bahia, com um quadro de dengue hemorrágica, já confirmada em exames, segundo familiares. Ela residia no bairro Novo Encontro e deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) no sábado (23), e após agravamento do quadro, precisou ser regulada para um leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

A Secretaria de Saúde de Juazeiro informou que a “Vigilância em Saúde foi informada como caso suspeito. A confirmação somente após resultado do Lacen”.

A dengue hemorrágica é uma complicação do vírus da Dengue, transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Também chamada de “Dengue grave”, acontece com alterações da coagulação sanguínea.

Em fevereiro deste ano, outra jovem de 27 anos, que residia no bairro Dom José Rodrigues, também foi a óbito em decorrência da doença. A morte ocorreu no dia 20 de fevereiro, com início dos sintomas no dia 18 de fevereiro.

De janeiro até o momento, o último dia 13, foram o registradas 208 notificações para dengue. Destas, 17 casos foram confirmados para a doença.

Além disso, houve 71 casos notificados de Chikungunya, sendo 17 descartados, 24 confirmados e 40 aguardando resultado do laboratório. Já de zika, não houve notificação no momento.

A Sesau reforça ainda que quem apresentar os sintomas das doenças, deve procurar uma unidade de saúde mais próxima para a notificação e solicitação de exame.