Juazeiro contra a dengue: Prefeitura promove ações de combate e prevenção no distrito de Maniçoba

0

Cerca de 60 agentes de endemias visitaram o distrito e contaram com o apoio dos estudantes da escola municipal Santa Inês, que distribuíram material educativo sobre a dengue. “Foi uma manhã de trabalho intenso. Nossas equipes visitaram mais de 800 imóveis, entre residências e comerciais, e conversaram com a população sobre os cuidados para prevenção dessa doença, que vem acometendo pessoas por todo o país. Quero fazer um agradecimento especial aos nossos agentes de endemias que estão tão empenhados em manter a nossa população protegida não apenas da dengue, mas também da zika e da Chikungunya”, agradeceu a prefeita Suzana Ramos.

Apoio da comunidade

A secretária de Saúde de Juazeiro, Ana Lúcia Alves, destacou o papel fundamental da população no combate à reprodução do mosquito. “O poder público tem a sua responsabilidade, mas sem a colaboração da população não é possível vencer a batalha contra o mosquito, pois cerca de 80% dos pontos de reprodução são dentro das casas. Peço a colaboração dos juazeirenses que fiquem atentos aos cuidados para não acumular água parada e que recebam os nossos agentes de endemias. É para a saúde de todos”, solicitou a secretária de Saúde, Ana Lúcia Alves.

Maria Nunes é moradora do distrito e conta que se mantém alerta aos cuidados. “Eu já tive dengue há alguns anos e sei o quanto essa doença é terrível. Desde então, não deixo água parada dentro de casa e sempre peço aos vizinhos e familiares que prestem atenção também”, disse.

Neste domingo (3), os agentes retornarão à Maniçoba para continuar os trabalhos de inspeção e educação.

Prevenção

A população precisa estar atenta aos cuidados em relação ao acúmulo e condicionamento de água. É necessário esvaziar garrafas e mantê-las com a boca virada para baixo, limpar calhas, colocar areia nos pratos de vasinhos das plantas, tampar tonéis, lixeiras e caixas-d’água e colocar objetos, como pneus e lonas, abrigados da chuva.

Dengue Zap

O Núcleo de Endemias disponibiliza o Dengue Zap para que a população possa colaborar com identificação e combate aos focos de reprodução do mosquito Aedes aegypti.

O ‘Dengue Zap está disponível para receber mensagens de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, através do número: (74) 99945 – 5371.