Isaac Carvalho nega inelegibilidade e se coloca como pré-candidato a prefeito de Juazeiro

0

Em entrevista ao programa Nossa Voz nesta segunda-feira (25), o ex-prefeito de Juazeiro, Isaac Carvalho (PT), negou veementemente que esteja inelegível e se colocou como pré-candidato a prefeito da cidade nas eleições de 2024.

Carvalho se referiu a uma reportagem que o apontava como inelegível até 2030 devido a um processo em andamento no Tribunal de Contas da União (TCU).

Com veemência, ele classificou a informação como “mentira”  disseminada por seus adversários políticos.  “Adversários, em vez de trabalhar e trazer desenvolvimento para a cidade, para ganhar as eleições ficam falando mal dos outros. Hoje estou pré-candidato. Eu desconheço um prefeito que não tenha respondido algum tipo de processo. Qualquer falha identificada, eles [TCU] abrem um processo”, destacou. 

O ex-prefeito esclareceu que o processo em questão já foi transitado e julgado, estando prescrito. Segundo ele, o único ponto em aberto é a discussão sobre a multa aplicada. “Estou discutindo apenas a multa que ficou no processo. Essa multa não me atinge politicamente. É um processo antigo que está sendo usado para tentar me prejudicar.”

O pré-candidato do PT também se colocou como o melhor nome para a disputa em Juazeiro, mesmo com a presença de outros nomes na base do governador Jerônimo Rodrigues (PT). “A intenção do governador é que seja o candidato o melhor nome para ganhar a eleição. A gente até pode abrir mão por outros motivos, se aparecer outro nome forte que seja do Deputado Roberto Carlos ou Zó, aquele que tenha a maior aceitação por parte da sociedade, mas hoje o nosso nome tem se destacado”, explicou Isaac. 

Conselho do governador definirá o candidato

Segundo Isaac Carvalho, caso não haja um consenso sobre o nome do candidato em Juazeiro, o conselho criado pelo governador Jerônimo Rodrigues será responsável pela decisão. 

“O conselho vai olhar o melhor nome para cada cidade e nome para um projeto. O governador quer um nome que fortaleça ele pensando em 2026 na reeleição e ele deixou claro: ‘Eu vou ter um candidato em Juazeiro. Quero ganhar a eleição em Juazeiro. Então quem vai bater o martelo é o governador da Bahia”, comentou Isaac. 

Carvalho afirmou que está junto com Jerônimo e Lula para garantir e trazer mais desenvolvimento para Juazeiro.  “Hoje estou junto com Jerônimo e Lula para garantir e trazer mais desenvolvimento a Juazeiro.”

 Ele também também teceu duras críticas à gestão da atual prefeita, Suzana Ramos (PSDB).

Carvalho refutou as alegações de Suzana sobre a falta de verbas por parte do estado, classificando-as como “falácias”. “Eu acho que a prefeita está sendo injusta. O estado tem quase meio bilhão investindo em Juazeiro em saúde, pavimentação e educação. Temos o Hospital Regional, investimentos de projetos de escolas de tempo integral. A sorte de Juazeiro tem sido o governo do estado e o presidente Lula com a travessia urbana. Ela não conseguiu trazer durante os dois anos em que foi eleitora de Bolsonaro, a obra Água para Todos”. 

Isaac apontou para um “desmonte” na educação de Juazeiro. ” A gente vê um desmonte na educação da cidade. Não sou eu quem está dizendo. Ontem mesmo encontrei uma gestora de educação que não quis se identificar por medo de perseguição. Mas se você conversar com profissionais da educação, preservando seus nomes, verá a realidade da educação de Juazeiro hoje. A falta de acesso aos bairros e a falta de limpeza também são problemas graves.”Além disso, o ex-prefeito contou que os problemas da gestão Suzana se resumem à falta de preparo e gestão. “Há dois pontos que prejudicaram a prefeita Suzana. Primeiro, a falta de preparo como gestora. Ela nunca gerou uma empresa e não teve tempo de aprender. Segundo, ela deixou uma empresa grande como a Prefeitura de Juazeiro sem comando. Deixou os secretários aliados como se cada secretaria fosse um governo. Ao invés de priorizar Juazeiro, priorizou a eleição do filho, sacrificando a máquina pública para isso. Contratou muita gente, os prestadores de serviços de saúde e educação estão reclamando de meses de atraso, o transporte escolar por falta de pagamento, a merenda escolar deixa de ser paga, os servidores que cuidam da merenda e da portaria das escolas estão sem receber seus salários”, finalizou.