Governo federal define datas para Enem 2022

0
(Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil)
(Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil)

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, em meio às férias, surpreendeu técnicos do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) ao anunciar a aplicação do Enem 2022 nos dias 13 e 20 de novembro. As datas foram anunciadas na noite desta quinta-feira (20) após o jornal Folha de S.Paulo publicar que o exame ocorreria nos dias 6 e 13 de novembro. Integrantes do Inep trabalhavam com essas datas, sem previsão de mudança.
 

O anúncio do ministro não era esperado por funcionários do órgão consultados pela reportagem e os técnicos não tinham conhecimento das novas datas.
 

O Enem é a principal porta de entrada para o ensino superior. É usado como vestibular para a maioria das universidades federais, para parte das vagas de estaduais como a USP (Universidade de São Paulo) e também critério para acesso a programas como o Prouni (Programa Universidade para Todos) e Fies (Financiamento Estudantil).
 

As provas devem ocorrer após as eleições, como é comum em anos eleitorais. O exame direcionado para privados de liberdade está marcado para 13 e 14 de dezembro, segundo informações de técnicos do órgão. Nesta aplicação também fazem candidatos que tiveram algum problema nas provas iniciais.
 

O ministro também anunciou no Twitter que uma portaria com o calendário das avaliações de 2022 será publicada nesta sexta (21) no Diário Oficial da União.
 

Sob o governo de Bolsonaro, o Enem tem sido alvo de pressões para interferência em seu conteúdo. O objetivo seria alinhar a prova à diretriz ideológica de Bolsonaro, que tem críticas acumuladas a questões supostamente de esquerda ou inadequadas.

(Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil)