Governo Federal assina acordo para reajustar salários da PF e PRF

0

O Governo Federal, através do Ministério da Gestão e Inovação, assinou na última quinta-feira (28) acordos para o reajuste nos salários de carreiras da Polícia Federal (PF) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF). O aumento pode superar 20% e foi feito em acordo com representantes sindicais das corporações.

De acordo com a pasta, a negociação entre os sindicatos e governo contou com o empenho do ministro da Justiça, Flávio Dino. Ainda segundo o ministério, os reajustes serão concedidos de forma gradual, em três parcelas. A primeira será paga agosto de 2024 e as outras duas acontecerão em maio de 2025 e 2026.

Ao todo, seis carreiras serão contempladas nas duas corporações, delegados, peritos, agentes, escrivães e papiloscopistas da PF, enquanto da PRF serão os policiais. Os índices de reajuste até 2026 serão diferentes para profissionais da base e do topo dessas carreiras. Segundo as associações que representam servidores da PF, delegados e peritos de terceira classe da PF, o aumento será de quase 8%. No mesmo período, delegados e peritos de classe especial terão um reajuste melhor, de quase 23%, totalizando um salário de R$ 41.350, R$ 300 abaixo do atual teto do funcionalismo público.