Governo de Pernambuco quer criar Fundo Garantidor para estimular concessão de financiamentos

0
Real-Moeda Nacional

O Governo de Pernambuco enviou à Assembleia Legislativa um projeto de lei que institui o Fundo Garantidor de Pernambuco. Se aprovado, o fundo será operacionalizado pela Agência de Empreendedorismo de Pernambuco (AGE). A medida objetiva garantir cobertura de riscos de operações para estimular a concessão de financiamentos.


Segundo o diretor-presidente da AGE, Márcio Stefanni, o fundo permitirá operações da ordem de até R$ 100 milhões. “A geração de emprego e renda também será ampliada, com taxas de juros mais baixas em relação àquelas cobradas pelos bancos tradicionais. Assim como ocorre em outros fundos, a exemplo do Fampe, gerenciado pelo Sebrae, será cobrada uma pequena taxa para quem busca financiamento”, completou. 

Ainda de acordo com Márcio, a medida também manterá foco nos pequenos negócios, com microempreendedores individuais, microempresas, empresas de pequeno porte, inclusive em fase de implantação (desde que seja apresentado um plano de negócios) e até pequenos produtores e artesãos, de forma individual ou organizados em associações ou cooperativas beneficiados.

 
O Fundo Garantidor já existe em outros Estados, como São Paulo, Espírito Santo e Sergipe, e surge como mais uma medida dentro das ações do Plano Retomada, apresentado pelo Governo de Pernambuco, para conter as dificuldades econômicas durante a pandemia.