Governo de Pernambuco autoriza início do processo de retomada de aulas presenciais para o Ensino Médio

0
(Foto: Reprodução)

O Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Educação e Esportes, anunciou nesta segunda-feira (21), durante coletiva de imprensa, a autorização para o início do processo de retomada das aulas presenciais para o Ensino Médio da Educação Básica, incluindo as respectivas datas para cada etapa. Neste primeiro momento, está autorizado o retorno das turmas do 3º ano no dia 6 de outubro. No dia 13 de outubro, as escolas poderão retomar as atividades presenciais com os estudantes do 2º ano e no dia 20 de outubro podem retornar às aulas presenciais alunos do 1º ano, do Ensino Técnico Concomitante e Subsequente e da Educação de Jovens e Adultos. É importante lembrar que as aulas dos Cursos Livres e Ensino Superior já tinham sido liberadas pelo Governo de Pernambuco.

As instituições devem observar todas as normas estabelecidas no protocolo setorial da Educação, respeitando as orientações sobre distanciamento social, as medidas de proteção e prevenção, bem como as de monitoramento e orientações. Dentre as principais medidas previstas no protocolo estão o uso obrigatório de máscaras, distanciamento de 1,5 metros de todos os ambientes das escolas, inclusive dos estudantes em sala de aula, lavagem das mãos e uso do álcool gel, orientações para todos nas escolas, monitoramento e testagem dos casos suspeitos e de seus contactantes.

As escolas decidirão sobre o início de seu processo de retomada das aulas presenciais, desde que observem as regras estabelecidas pelo Governo do Estado. Para os estudantes, o retorno é opcional e no caso dos menores de idade a decisão caberá aos pais ou responsáveis sobre o momento do retorno. As escolas deverão manter as atividades não presenciais e as unidades de ensino poderão optar pela manutenção destas atividades ou pela retomada das aulas presenciais e oferta de ensino híbrido, combinando atividades presenciais e não presenciais.

Além disso, fica determinado que estudantes, professores e demais profissionais da escola com fatores de risco (idade, doenças crônicas ou gestação) não devem retornar, caso não tenham se infectado anteriormente. A retomada prevê ainda que o plano da escola deve ser informado aos pais ou responsáveis, professores e demais colaboradores para que todos compreendam o processo de retorno. O protocolo também estabelece o monitoramento de casos suspeitos entre estudantes, professores e demais profissionais, com orientações sobre testagem, inclusive dos contactantes na escola e na família. Também está previsto o retorno gradual de acordo com os anos e modalidade de ensino.

Para esta retomada, o Comitê de Enfrentamento à COVID-19, coordenado pela Secretaria de Saúde do Estado, analisou o contexto de reabertura de escolas com bons resultados obtidos em diversos países. “A decisão final foi tomada após análise dos números da pandemia no Estado e das experiências de alguns países, que já retomaram suas aulas durante este período e apresentaram bons resultados. Mas, é importante reforçar que este retorno neste momento é apenas para o Ensino Médio e acontece em caráter opcional, ficando a critério dos pais ou responsáveis decidirem se os estudantes voltam ou não para as aulas presenciais neste momento. O Comitê de Enfrentamento à COVID-19 continuará monitorando os dados da pandemia e, se necessário, a evolução das etapas de retomada poderá ser reconsiderada”, disse o secretário de Educação e Esportes, Fred Amancio.

Centro de testagem

 A Secretaria de Educação de Pernambuco, em parceria com a Secretaria de Saúde, também terá um centro de testagem da Covid-19, voltada para os professores e demais profissionais da educação. A estrutura começa a funcionar em outubro com a retomada das aulas presenciais nas escolas, na sede do órgão estadual, no bairro da Várzea, das 7h às 15h. Os testes serão realizados mediante (agendamento. (Ascom SES)