Governo avalia dados sobre gases de efeito estufa em Pernambuco

0
(foto: reprodução)

O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas/PE), juntamente com a Coalisão Under2 realizará o primeiro encontro para monitorar o levantamento dos dados que vão compor o inventário de emissão de gases de efeito estufa (GEE) no estado. O evento será nesta quarta (28) e quinta-feira (29), no Recife.  

O levantamento dos dados para o inventário dos gases no estado começou a ser realizado em maio deste ano após o workshop de capacitação dos gestores. As informações levantadas serão expostas na Conferência Brasileira de Mudanças Climáticas, que acontece de 6 a 8 de novembro, no Recife.

“O inventário é um dos principais instrumentos de planejamento para a elaboração de políticas públicas de adaptação e combate aos efeitos das mudanças climáticas. Os resultados desse inventário serão apresentados na  Conferência Brasileira e Pernambuco sediará esse encontro, que será um importante encontro de debates onde vão surgir propostas para a implementação de políticas que o País deve propor em relação ao meio ambiente”, disse José Bertotti, secretário de Meio Ambiente.   

A proposta do encontro é dar uma assistência técnica e avaliar junto aos gestores públicos e técnicos capacitados para elaborar o inventário dos GEE, as metodologias de cálculos dos dados e a validação deles para o relatório final, e mostrar exemplos de análises e interpretações de dados para o trabalho.

O encontro reunirá técnicos e especialistas das secretarias estaduais Ciência, Tecnologia e Inovação; Desenvolvimento Agrário, Desenvolvimento Econômico; Desenvolvimento Urbano e Habitação; Planejamento e Gestão; Infraestrutura e Recursos Hídricos, além da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH); Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac); Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU); Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa de Pernambuco; Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA); Instituto Lixo Zero Brasil, entre outros que participam do levantamento dos gases GEE. 

O acompanhamento e capacitação para o levantamento dos gases de efeito estufa é parte integrante do projeto Pegada Climática que apoia os estados e governos regionais na melhoria das suas estratégias de redução de emissões de gases de efeito estufa. O projeto é realizado pela Coalisão Under2, liderada pelo The Climate Group, que é formado quatro instituições internacionais: Ricardo Energy and Environment; ICLEI – Local Governments for Sustainability; Greenhouse Gas Management Institute e CDP.