Governadora Raquel Lyra inaugura Posto de Emissão de Passaporte em Petrolina

0

A governadora Raquel Lyra inaugurou nesta terça-feira (26) o Posto para Emissão de Passaporte no Expresso Cidadão de Petrolina. A iniciativa facilita o acesso ao serviço para a população do Sertão pernambucano que antes precisava se deslocar até Juazeiro, na Bahia, para solicitar o documento.

O superintendente regional da Polícia Federal (PF) em Pernambuco, Antônio de Pádua, destacou a importância do posto para a população.

“A polícia Federal, ela tem o trabalho de investigação como a parte de polícia administrativa, a emissão de passaporte e controle de armas, controle de produtos químicos, fiscalização de segurança privada cabe a polícia federal. Hoje nós estamos inaugurando esse posto de polícia administrativa do passaporte, nós temos um espaço para atender até 30 usuários por dia, o agendamento já está liberado a partir de amanhã, das 8h às 17h, de segunda a sexta. Nosso objetivo é ampliar e trabalhar cada vez mais pela região do Sertão”,  destacou Antônio. 

Segundo ele, a iniciativa representa um marco na integração da região à circunscrição da PF em Pernambuco.

“Petrolina, Afrânio, Dormentes e Lagoa Grande até o final do ano passado, eram municípios cuja responsabilidade de investigação de polícia administrativa era da delegacia de Juazeiro. Inclusive, quero agradecer ao chefe da delegacia de Juazeiro, Dr. Ulisses pelo esforço que a cidade fez durante décadas, mas chegou a vez de Pernambuco, a gente gosta de ser melhor e maior, nada mais justo que Pernambuco também faça parte. Então, conseguimos avançar nesse projeto com a direção geral, o primeiro passado foi a vinda de Petrolina para dentro da nossa circunscrição. Hoje a delegacia de Salgueiro, que fica um pouco mais de 200 km distância é responsável tanto pela polícia administrativa, quanto pela judiciária desses quatro municípios”, explicou Pádua. 

O prefeito Simão Durando ressaltou as parcerias importantes para o desenvolvimento da cidade e agradeceu à governadora e à PF pela conquista. Ele destacou que Petrolina, como a terceira maior cidade do estado, necessitava do serviço de emissão de passaportes.

“A cidade de Petrolina, vem vivendo das parcerias. A gente queria agradecer hoje ao governo do estado, Raquel e a PF, por mais essa conquista para a cidade de Petrolina. Nos últimos censo, pulamos de cesto para terceira maior cidade do estado de Pernambuco e nós precisávamos ter essa emissão de passaportes aqui, porque a gente tem instalação e emissão em Recife, Caruaru e Salgueiro. A gente tinha quer ir para Juazeiro. Eu estava conversando com a Governadora, a gente gosta que tenha um serviços aqui na cidade de Petrolina, por isso a gente está muito feliz nessa manhã de hoje. A gente traz um abraço da cidade de Petrolina para a senhora e para todos que fazem a polícia federal. Parabéns por mais essa grande conquista estar em Petrolina”, enalteceu o prefeito Simão. 

A governadora Raquel Lyra, por sua vez, enumerou as entregas que serão feitas em Petrolina nesta terça-feira, além da inauguração do posto de emissão de passaportes. Ela destacou a importância de descentralizar os serviços públicos e levar mais qualidade de vida à população do Sertão.

“A gente inaugura hoje um serviço importante, quando a gente olha a sala parece algo simples, mas não é, porque quando a gente traz para cá a Polícia Federal, em parceria com a gente um posto de emissão do passaporte. Colocamos os pés em Petrolina para permitir a realização de outros tipos de serviços, além de facilitar a vida de quem faz segurança patrimonial e outros tipos de serviços administrativos prestados pela Polícia Federal, que estará mais perto da sua área de atuação. A gente vem aqui não só para inaugurar esse novo serviço a população, vamos inaugurar leitos de UTI pediátrica, inaugurar a PE 638 nos perímetros irrigados e entregar junto com a Caixa Econômica Federal novas moradias através do programa Morar Bem”, reforçou a governadora.

Neste momento, a governadora Raquel Lyra está no Hospital Dom Malan, onde inaugura novos leitos na UTI pediátrica do Hospital Dom Malan.